Exame Logo

Um novo polo de tecnologia nasce no Nordeste — e um evento para 18.000 pessoas é a prova

No último ano, as empresas de tecnologia do Ceará foram as que mais cresceram seus faturamentos no país

(Sebrae/Divulgação)
Daniel Giussani

Repórter de Negócios

Publicado em 23 de outubro de 2024 às 08h20.

FORTALEZA (CE)*— Quando se fala em inovação e tecnologia no Nordeste brasileiro, a primeira cidade que vem à mente é Recife, em Pernambuco. A capital pernambucana é conhecida por ser um polo inovador pujante, estimulado, sobretudo, pelo Porto Digital, um dos primeiros e principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil.

Mas Recife não está sozinha nessa missão. Fortaleza, capital do Ceará, o estado com maior PIB do nordeste, está em plena transformação digital. Entre novos investimentos em centros de inovação, data centers e a forte aposta no empreendedorismo tecnológico, a cidade se consolida como um dos mais promissores polos de tecnologia do país.

Veja também

No último ano, inclusive, o estado viu seu setor de tecnologia crescer 7,8%. Foi o maior crescimento do país, segundo dados do Observatório ACATE, um hub de monitoramento feito pela associação de tecnologia de Santa Catarina.

E para coroar essa fase de crescimento, Fortaleza recebe a partir desta quarta-feira, 23, o Siará Tech Summit 2024, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da região. O evento já conta com cerca de 18.000 pessoas inscritas e acontecerá no Centro de Eventos do Ceará até sexta-feira, 25, com uma programação voltada para startups, investidores, empreendedores e entusiastas da inovação.

As maiores feiras de tecnologia do mundo

+ 3

Como será o Siará Tech Summit 2024

O Siará Tech Summit 2024 chega à sua terceira edição com 300 startups cearenses apresentando seus negócios, além de uma série de rodadas de investimentos, palestras e concursos que irão conectar as empresas mais promissoras com até 20 investidores interessados em acelerar esses projetos.

O evento é organizado pelo Sebrae Ceará e tem como objetivo consolidar o estado como um dos principais hubs de inovação do Nordeste.

“Estamos construindo uma rede que envolve todas as instituições tecnológicas e empresas locais, criando um ambiente de colaboração que fortalece nosso ecossistema de inovação”, diz Herbart Melo, articulador do Sebrae Ceará e gestor do STS.

Durante os três dias de evento, startups, investidores e outros atores da inovação estarão interagindo e gerando oportunidades de negócios.

Como será o concurso de startups

Uma das grandes atrações do Siará Tech Summit 2024 é o concurso de startups, que dará a três empresas cearenses a chance de participar do Web Summit 2024, em Lisboa, considerado um dos maiores eventos de inovação do mundo.

As startups vencedoras terão a oportunidade de apresentar suas ideias e soluções para um público global, além de ganhar passagens aéreas, credenciais e troféus.

O processo de seleção será dividido em três fases:

"Nosso objetivo com o concurso é identificar e apoiar as startups mais promissoras do Ceará, proporcionando a elas uma plataforma de projeção internacional", diz Melo.

O evento também traz uma programação de palestras. Entre os destaques estão Diogo Cortiz, professor e escritor, que abordará o tema Inteligência Artificial; Amanda Graciano, uma das Top Voices do LinkedIn, que falará sobre Transformação Digital; e Cláudio Azevedo, cofundador do Zé Delivery, que compartilhará sua experiência com a inovação na Ambev.

Fortaleza como polo de tecnologia

O crescimento do setor de tecnologia em Fortaleza é reflexo de investimentos estratégicos e da criação de uma infraestrutura digital robusta.

A cidade hoje abriga quatro Centros de Inovação e nove Centros de Referência, que atuam em diversas áreas da economia, como moda e agronegócio. Esses centros estão distribuídos por todo o estado, promovendo parcerias entre universidades, startups e grandes empresas.

“É um ecossistema que se complementa, e o Siará Tech Summit funciona como uma grande ferramenta de conexão entre esses atores e investidores”, afirma Melo.

Entre os exemplos de Centros de Referência, destaca-se o município de Tauá, que hoje atende os setores de moda e agronegócio com um Fab Lab e uma Escola de TI, fruto de parcerias com grandes empresas e comunidades locais. Esse modelo é apenas uma amostra do potencial de Fortaleza e do Ceará em se tornar uma referência em empreendedorismo digital.

*A reportagem viajou a convite do Sebrae Nacional

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaRegião NordesteCearáSebrae

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame