Tóquio - A empresa japonesa Sony anunciou nesta quarta-feira um prejuízo líquido de quase 1,25 bilhão de dólares no ano fiscal de 2013-2014 e prevê que continuará no vermelho no próximo exercício, em consequência de um longo processo de reestruturação.
Entre 1 de abril de 2013 e 31 de março de 2014, o grupo nipônico registrou prejuízo líquido de 128,4 bilhões de ienes (quase 1,25 bilhão de dólares).
Para 2014-2015, o grupo calcula uma perda líquida de 50 bilhões de ienes (490 milhões de dólares).
A Sony parou de fabricar computadores pessoais em 2013 e vendeu a marca Vaio a um fundo de investimentos japonês, operações que afetaram os resultados.
Também registrou dificuldades nos setores de produção de discos ópticos e baterias.
A marca teve que vender imóveis e ceder ativos em outras empresas para equilibrar as contas, o que conseguiu apenas parcialmente.
Também teve que renunciar ao mercado de livros digitais no exterior e, a curto prazo, pretende seguir tomando decisões similares.
A Sony tenta um reposicionamento no mercado internacional com produtos de alta tecnologia, como os sistemas de áudio de alta resolução e os televisores do futuro, de altíssima definição (4K), mas a rentabilidade das atividades é duvidosa, já que teve que cedê-la a uma filial.
A Sony espera vender 16 milhões de aparelhos de televisão, contra 13,5 milhões no ano passado.
O lado positivo para a empresa foi o sucesso do Playstation 4 (PS4), lançado no fim do ano passado no exterior e em fevereiro no Japão, que venceu mais de sete milhões de unidades em menos de cinco meses.
As vendas de smartphones aumentaram a 39 milhões de unidades (+6 milhões em um ano).
Graças a filmes como "Homem-Aranha", "007" e "Homens de Preto 3", a divisão de cinema teve bons resultados, assim como a divisão musical, graças ao sucesso de grupos como One Direction e Daft Punk.
A Sony deseja reduzir em 5.000 o número de funcionários no próximo ano fiscal, que vai até março de 2015. Em março de 2013, a empresa tinha 146.300 trabalhadores.
- 1. The Order: 1886
1 /15(Reprodução)
Uma das grandes surpresas da conferência, este jogo, fruto da parceria entre os estúdios Sony Santa Monica e Ready at Dawn, tem ambientação na Londres da Era Vitoriana e diversos elementos steampunk.
2. Mad Max 2 /15(Reprodução)
Outra grande surpresa foi a aparição do aguardado jogo baseado no filme homônimo de 1979. O game será lançado também para PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC.
3. Final Fantasy XV 3 /15(Reprodução)
Os rumores eram verdadeiros e de fato Final Fantasy Versus XIII, anunciado em 2006 para PS3, se tornou Final Fantasy XV para PS4.
4. DriveClub 4 /15(Reprodução)
O novo título de corrida da Sony será o primeiro disponibilizado gratuitamente, em versão especial, para quem tiver PS Plus desde o começo do PS4.
5. Kingdom Hearts III 5 /15(Reprodução)
Após receber versões remasterizadas, a série clássica que mistura personagens da Disney e da Square Enix finalmente ganhará jogo inédito.
6. Assassins Creed IV: Black Flag 6 /15(Reprodução)
O novo game da Ubisoft também ganhou um longo trailer de jogabilidade durante a conferência pré-E3 da Sony.
7. Outlast 7 /15(Reprodução)
Esse jogo de horror em primeira pessoa está sendo feito por desenvolvedores que já trabalharam na Naughty Dog e na Ubisoft. Anteriormente, o game estava previsto apenas para PC.
8. Transistor 8 /15(Reprodução)
O sucessor do jogo Bastion, feito pela desenvolvedora Supergiant Games, também chegará primeiro ao PS4.
9. Batman: Arkham Origins 9 /15(Reprodução)
Neste jogo, já anunciado anteriormente pela Warner Bros., o vilão Máscara Negra oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares para quem trouxer a cabeça do homem-morcego de Gotham City. A história é um prequel de Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City.
10. Oddworld New n Tasty 10 /15(Reprodução)
Esse jogo é um remake de Oddworld: Abe's Oddysee, lançado originalmente para PSOne. O game será inicialmente lançado de forma exclusiva para PS4, mas é provável que ele saia também para PC, PS3, PS Vita e Xbox 360.
11. Watch Dogs 11 /15(Reprodução)
Este é o outro grande destaque da Ubisoft (fora Assassin's Creed), no qual você interpreta um hacker que deve manipular os mais diversos gadgets para cumprir seus objetivos em um vasto mundo aberto.
12. Octodad 12 /15(Reprodução)
Esse jogo integra a seleção de hits indies que tomou parte da linha de lançamento do PS4. O jogo foi recentemente aprovado no Steam Greenlight (programa de games que são votados e autorizados pela comunidade a serem vendidos pelo serviço da Valve).
13. InFamous: Second Son 13 /15(Reprodução)
O novo jogo da Sucker Punch também já tinha sido anunciado, mas ganhou novas imagens e vídeos com a conferência pré-E3 da Sony.
14. Knack 14 /15(Reprodução)
Este jogo do mesmo criador de Crash Bandicoot (Mark Cerny) foi o primeiro game exclusivo confirmado para PS4 no dia 20 de fevereiro, quando o console foi revelado oficialmente pela Sony.
15. Agora veja os jogos de Xbox One apresentados na E3 15 /15(Reprodução)