Negócios

Plano de plataformas da GM a 2025 é simplificar e economizar

Mudança drástica durante os próximos 10 anos, de 26 plataformas de produção de veículos para apenas 4 até 2025 pode economizar muitos bilhões


	GM: Caso tenha sucesso, a GM conseguirá economizar em componentes, modernização e outras despesas relacionadas a manufatura
 (Jeff Kowalsky/Bloomberg)

GM: Caso tenha sucesso, a GM conseguirá economizar em componentes, modernização e outras despesas relacionadas a manufatura (Jeff Kowalsky/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 12h21.

Datroit - Poderia ser um elemento marcante do legado da presidente-executiva Mary Barra na General Motors: uma mudança drástica durante os próximos 10 anos, de 26 plataformas de produção de veículos para apenas 4 até 2025, um esforço ousado que pode eventualmente economizar muitos bilhões de dólares em custos de produção à montadora norte-americana.

A otimização radical das arquiteturas básicas da GM, anunciadas na quarta-feira em uma conferência com investidores em Detroit, visa simplificar a engenharia e a manufatura dos futuros carros e caminhões da GM, ao mesmo tempo permitindo que a companhia entregue designs diferenciados mais rapidamente para clientes ao redor do mundo.

Caso tenha sucesso, a GM conseguirá economizar em componentes, modernização e outras despesas relacionadas a manufatura. No entanto, para alcançar o objetivo a GM enfrenta um desafio de complexidade enorme que muitas de suas rivais globais, como Volkswagen e Toyota, já iniciaram e ainda estão resolvendo.

O custo inicial também é enorme. A estratégia de Barra para 2025 vê a GM desenvolvendo quatro "conjuntos veiculares" altamente flexíveis e escalonáveis para cobrir veículos de tração dianteira, desde o compacto Chevrolet Volt até o Impala; veículos com tração traseira, desde o esportivo Chevrolet Camaro até o Cadillac CT6 de luxo", utilitários esportivos e crossovers, e caminhões.

A maior montadora dos EUA está começando muito atrás de suas rivais. A GM no ano que vem fabricará cerca de 9 milhões de veículos em 26 plataformas de veículos. Em comparação, a rival norte-americana Ford espera fabricar a maioria de seus veículos em apenas 9 plataformas até o final de 2015.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasgestao-de-negociosAutoindústriaMontadorasGM – General MotorsIndústriaCortes de custo empresariais

Mais de Negócios

Como um criador transformou design em um negócio digital de cinco dígitos

Novo CEO quer triplicar receita com distribuição de alimentos até 2030

Startup de IA que processa empréstimos atinge US$ 25 mi em receita anual em apenas dois anos

Em 5 meses, essa startup salta de zero a US$ 6,6 bi e desafia modelo de TI corporativa