Negócios

Petrobras discute possível "fatiamento" da BR Distribuidora

Conselho da Petrobras discute hoje possibilidade de desmembrar a BR Distribuidora para vender participação


	BR Distribuidora: objetivo da Petrobras é atrair investidores privados para cada segmento da empresa
 (Divulgação)

BR Distribuidora: objetivo da Petrobras é atrair investidores privados para cada segmento da empresa (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2016 às 11h35.

Rio - O conselho de administração da Petrobras avalia nesta sexta-feira, 22, uma proposta para redesenhar a venda da BR Distribuidora, subsidiária de revenda de combustíveis da estatal.

Considerada a "joia da coroa" no portfólio da petroleira, a BR poderia se tornar uma holding com diferentes participações da estatal nas áreas de negócio.

Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o objetivo seria a atração de investidores privados para cada segmento.

A proposta prevê a gestão separada para cada área de negócios, com diferentes composições de capital. O modelo poderia atrair como investidores desde redes varejistas a empresas de energia, combustíveis e bancos - algumas já teriam sinalizado interesse.

A divisão em estudo contemplaria a rede de mais de 7 mil postos de combustíveis, lojas de conveniência, serviços de aviação, lubrificantes e serviços financeiros.

A área financeira é considerada um dos negócios mais atrativos por abarcar diferentes operações e representar parte significativa do faturamento da BR.

Desde 2008, a subsidiária administra uma bandeira própria de cartão de crédito em parceria com o Banco do Brasil. A empresa também opera uma rede própria de transmissão de dados - negócio hoje alvo de investigação interna.

A Petrobras não comenta informações sobre o novo modelo de venda, mas confirma que o tema será debatido pelo conselho de administração. Segundo as fontes, a proposta teria sido desenhada pelo diretor financeiro, Ivan Monteiro.

O modelo de referência seria a reestruturação da área de seguros do Banco do Brasil, em 2013.

Inicialmente, a ideia da Petrobras era vender uma fatia minoritária da BR. Com a chegada de Pedro Parente à presidência da estatal, o leque de possibilidades está sendo aberto, incluindo o controle compartilhado de ativos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasAtacadoComércioEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleogestao-de-negociosCombustíveisVibra EnergiaConselhos de administração

Mais de Negócios

'Os empregos não vão acabar por causa da IA', diz presidente da Dell no Brasil

Boostlab seleciona startups para novo ciclo de investimentos do BTG Pactual

99 lança delivery de compras e amplia disputa com iFood além da comida

Agentes de IA estão sendo treinados para ataques — e empresa bilionária reage