Exame Logo

Pequenos negócios criaram 96% das vagas de emprego em novembro

Levantamento do Sebrae aponta que micro e pequenas empresas criaram, até novembro de 2024, um resultado superior ao registrado em todo o ano anterior

(Nuthawut Somsuk/Getty Images)
Agência Sebrae de Notícias

Agência de Notícias

Publicado em 14 de janeiro de 2025 às 16h04.

Os pequenos negócios responderam, em novembro de 2024, por quase a totalidade dos empregos formais criados no país.

Segundo levantamento do Sebrae feito a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ), as micro e pequenas empresas ( MPE ) e os microempreendedores individuais ( MEI ) geraram 102,6 mil vagas de emprego, o que corresponde a 96% das 106,6 mil criadas no conjunto da economia nesse mês.

Veja também

No acumulado dos 11 meses do ano passado (janeiro a novembro), os dados mostram que as micro e pequenas empresas criaram 65% dos 2,2 milhões de postos de trabalho formais no Brasil, ou seja, cerca de 1,4 milhão de empregos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, as micro e pequenas empresas são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda e mais uma vez deram provas da sua importância para a economia brasileira.

“Durante todo o ano de 2024, os pequenos negócios foram os grandes campeões na geração de emprego e renda no país. Esses resultados foram alcançados devido às políticas econômicas do governo Lula que protegem a economia dos pequenos negócios. O país apresenta hoje uma taxa de desemprego na ordem de 6,1%, a menor dos últimos 12 anos”, afirma.

“Economia é comportamento. E hoje o bom momento da economia estimula o consumo e quem ganha são os pequenos negócios”, complementa Décio Lima.

Confira os principais números:

Acompanhe tudo sobre:Pequenas empresasCagedMEI (microempreendedor individual)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame