Tóquio - A rede de lanchonetes McDonald"s do Japão importará frango do Brasil após recolher todos seus produtos com carne de origem chinesa por causa do escândalo da companhia Husi de Xangai, acusada de vender produtos estragados, informou nesta quarta-feira a imprensa japonesa.
Esta é uma das medidas que serão tomadas pela filial japonesa da empresa americana para tentar "recuperar a confiança de seus consumidores", depois que a multinacional foi uma das redes de fast-food afetadas pelo caso do fornecedor chinês.
Na sexta-feira passada, o McDonald"s Japão informou sobre a retirada de todos os seus produtos que contêm carne de frango produzida na China, e anunciou que substituiria os fornecedores chineses por outros com sede na Tailândia.
A partir de agora, a empresa importará também a carne de frango brasileira "para poder garantir o fornecimento e a oferta de todos os seus produtos", anunciou a presidente do McDonald"s no Japão, Sarah Casanova, em entrevista coletiva.
"Faremos tudo o que for necessário para garantir a segurança de nosso menu", afirmou Sarah em declarações divulgadas pela emissora estatal "NHK".
Além disso, a empresa publicará informações sobre a origem de todos seus produtos em seu site e realizará "inspeções de segurança" nas instalações de seus fornecedores na Tailândia e na China, país do qual provêm outros ingredientes para alguns de seus produtos.
A empresa cancelou os pedidos feitos à Companhia de Alimentação Husi de Xangai, a fábrica onde supostamente foram processados produtos estragados, que era responsável pelo fornecimento de 20% da carne de frango utilizada em seus "chicken nuggets".
Desde que o escândalo foi revelado na semana passada, as vendas do McDonald"s no Japão caíram entre 15% e 20%, revelou um funcionário do alto escalão da companhia ao jornal "Nikkei".
Além do McDondald"s, outras multinacionais de fast-food como KFC, Pizza Hut, Starbucks, Burger King, Papa Johns, 7-Eleven e a chinesa Dicos foram afetadas pelo escândalo e recolheram de seus pontos de venda os produtos feitos com a carne da Husi.
As autoridades chinesas anunciaram no sábado que a Husi em Xangai tinha falsificado as datas de validade de mais de 4 mil embalagens de carne. Até o momento, a fábrica foi interditada e cinco pessoas foram detidas após o escândalo, descoberto pela emissora de televisão de Xangai "Dragon TV".
Em uma reportagem com jornalistas infiltrados e uma câmera escondida, a emissora mostrou como o pessoal da Husi usava conscientemente carne de frango vencida, que era mascarada com diferentes produtos para conseguir passar pela fiscalização sanitária.
- 1. 10 perguntas "cabeludas" respondidas pelo McDonalds
1 /9(Jason Alden/Bloomberg)
São Paulo - Como parte de sua campanha “Além da Cozinha”, o
McDonald's lançou o site
http://www.alemdacozinha.com.br em fevereiro de 2013, uma plataforma para os internautas perguntarem qualquer coisa para a rede de
fast food . Passados dez meses, as perguntas (e as respostas) contidas no site chamam a atenção. Conforme ressaltou Roberto Gnypek, diretor de Marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil, à época de lançamento da iniciativa, ela foi feita para ser o “símbolo máximo” da “transparência e preocupação” da rede em relação aos seus consumidores. O Adnews separa abaixo 10 perguntas "cabeludas" que alguns consumidores da rede tinham vontade de fazer, mas nunca tiveram a oportunidade. É claro que, com a possibilidade de perguntar qualquer coisa, as questões bizarras e com toques de humor não seriam uma raridade. O McDonald’s, num exemplo de transparência, tem respondido todas elas. Em tempos de SAC 2.0 e mídias sociais, a campanha pode servir de exemplo para muitas empresas.
- 2. 2. “Muitos falam que a carne é feita de minhoca. Isso é verdade?”
2 /9(Ines Zgonc/Wikimedia Commons)
Resposta do McDonald's: “Olá, Marcos, isso é um mito. Nossa carne é 100% bovina :)”
- 3. 3. “Não seria mais higiênico se os funcionários utilizassem luvas durante a fabricação dos lanches? Eles suam.”
3 /9(Guang Niu/Getty Images)
Resposta do McDonald's: “Usamos luvas para preparar alguns itens do nosso cardápio como as saladas, e quando se manuseia itens crus. No entanto, não usamos luvas na fila de preparação (onde preparamos nossos hambúrgueres). Cumprimos os requisitos sanitários obrigatórios de cada país em relação aos procedimentos para a preparação dos alimentos de maneira segura e para manter as mãos limpas. Acreditamos que um procedimento eficaz de higienização das mãos é mais eficiente que as luvas (que podem sujar, contaminar ou rasgar). No McDonald's, nos certificamos de capacitar todos e cada um de nossos funcionários sobre como e quando lavar as mãos adequadamente como também manipular os alimentos de forma segura. Os Ministérios da Saúde de cada região inspecionam nossos restaurantes de maneira rotineira para verificar que se cumpram os procedimentos, além das nossas verificações internas. Obrigado pela sua pergunta.”
- 4. 4. “Por que os seus hamburgueres são tão deliciosos? Qual é o segredo?”
4 /9(Getty Images / Allison Shelley)
Resposta do McDonald's: “null”
- 5. 5. “A carne que vocês usam é Friboi?”
5 /9(Divulgação)
Resposta do McDonald's: “Nossa carne é fornecida pelas empresas JBS e BRF. Obrigado por sua mensagem :)”
- 6. 8. “É verdade que as vacas que vocês usam não têm cabeças?”
6 /9(Getty Images)
Resposta do McDonald's: “Não, isso não é verdade.”
- 7. 9. “Na minha cidade os atendentes são muito preguiçosos e pouco motivados. Quais são as políticas de motivação?”
7 /9(Getty Images)
Resposta do McDonald's: “A empresa atua e treina continuamente todos os funcionários dentro dos mais altos padrões de qualidade, saúde e limpeza e está dentro de todas as normas da vigilância sanitária. Atualmente, são realizados treinamentos e cursos em todos os restaurantes, centros de treinamento e em nossa universidade corporativa para garantir o que há de melhor para nossos clientes. Eventuais manifestações são analisadas pontualmente e caso seja identificada alguma irregularidade são aplicadas sanções disciplinares.”
- 8. 10. “Como vocês cuidam dos animais que são utilizados nos hambúrgueres?”
8 /9(Cate Gillon/Getty Images)
Resposta do McDonald's: "No McDonald's acreditamos no trato ético de animais e que os animais devem ser criados, transportados e abatidos em um ambiente sem crueldade, abuso ou negligência. Nossos fornecedores são auditados de forma contínua para assegurar que cumpram tais normas. Estas auditorias são exaustivas e reconhecidas mundialmente pelo seu rigor e liderança, sendo o McDonald´s o pioneiro e líder neste campo. Todas as fazendas que fornecem aos fornecedores do McDonald's, motoristas e funcionários das instalações devem participar de um treinamento sobre bem-estar animal. Além disso, há auditorias externas anuais que garantem o cumprimento das nossas normas e medidas por parte dos nossos fornecedores. Se não são aprovados na auditoria, pode significar o fim da relação comercial com o fornecedor. Todos os nossos fornecedores de proteínas, devem ser aprovados, sem exceção.”
- 9. Agora veja bordões publicitários que caíram na boca do povo
9 /9(Reprodução)