Negócios

Juiz ordena Telmex, de Slim, a interromper cisão de ativos

Telmex estaria separando uma unidade que detém ativos como pólos de fibra óptica e de telefonia para tirá-los do balanço de sua controladora, a América Móvil


	America Móvil: lei inclui medidas que poderão fazer a América Móvil compartilhar sua rede ou mesmo vender ativos
 (Edgard Garrido/Reuters)

America Móvil: lei inclui medidas que poderão fazer a América Móvil compartilhar sua rede ou mesmo vender ativos (Edgard Garrido/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 10h02.

Cidade do México - O negócio de telefonia fixa do bilionário mexicano Carlos Slim rejeitou na quinta-feira sugestões de que estaria desmembrando ativos para evitar uma regulação mais dura, após um juiz ordenar que a empresa, Telmex, interrompesse suas cisões.

Alguns analistas e rivais acreditam que a Telmex estaria separando uma unidade que detém ativos como pólos de fibra óptica e de telefonia para tirá-los do balanço de sua controladora, a América Móvil.

Mas a Telmex, que já usou a lei para combater esforços que buscavam impor regulações mais duras no passado, negou que estivesse tentando evitar regras mais rigorosas e disse que a companhia cindida deterá apenas negócios de imóveis e de arrendamento.

"A Telmex não está tomando qualquer medida para evitar regulações, para as quais ela já deu boas-vindas, e que devem beneficiar todo o setor de telecomunicações e consequentemente os consumidores", disse uma porta-voz da Telmex.

A América Móvil tem cerca de 70 por cento do mercado de celular e 80 por cento do mercado de telefonia fixa no México.

A redução da fatia da empresa no mercado é um dos principais objetivos de uma reforma do setor de telecomunicações aprovada pelo governo mexicano em junho de 2013.

A lei inclui medidas que poderão fazer a América Móvil compartilhar sua rede ou mesmo vender ativos.

Sob uma ordem judicial emitida em 7 de janeiro, primeiramente noticiada pelo jornal local El Financiero, a Telmex deverá agora interromper planos anunciados em julho para alienar certos ativos. Um porta-voz do tribunal se recusou a comentar o pedido.

A porta-voz da Telmex disse que não tinha informações suficientes para comentar a ordem judicial.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresáriosTelecomunicaçõesAmérica MóvilEmpresas mexicanasClaroCarlos SlimTelmex

Mais de Negócios

Evento para empreendedores negros abre inscrições

BR Angels entra no jogo das startups que ainda não estão prontas

Quais são os 10 maiores shopping centers do Brasil? Veja ranking

Shoppings batem R$ 200 bilhões em vendas com mais gasto por visita