Celular Motorola com logo do Google (Reuters)
Da Redação
Publicado em 22 de maio de 2012 às 21h41.
Nova York - O Google revelou nesta terça-feira que pagou 12,9 bilhões de dólares pelo fabricante americano de telefones celulares Motorola Mobility, cuja aquisição foi anunciada em agosto passado.
A operação permite ao Google controlar a fabricação de aparelhos que utilizam o sistema operacional Android e obter mais de 17 mil patentes.
Trata-se da aquisição mais importante já realizada pelo Google e o valor de 12,9 bilhões de dólares supera os 12,5 bi anunciados em agosto.
"Esta aquisição permitirá ao Google expandir o sistema operacional de celulares Android e fortalecer a competitividade no setor da informática móvel", explicou o grupo californiano em um comunicado.
A Motorola registrou suas primeiras patentes de telefonia celular nos anos 70 e durante muito tempo foi líder do mercado, até a chegada dos smartphones, que quase levaram a empresa à falência. A partir de 2008, voltou a ganhar força com o sistema operacional Android.
O diretor-executivo do Google, Larry Page, disse que a Motorola poderá produzir "a próxima geração de dispositivos móveis, que melhorarão a vida no futuro".