Gestão de empresas: 5 tendências para melhorar o seu negócio

Evento da EXAME disponibiliza painéis sobre negócios e o sucesso das empresas no dia 12 de setembro; saiba como assistir
 (Harbucks/Getty Images)
(Harbucks/Getty Images)
F
Fernanda Bastos

Publicado em 29/08/2022 às 09:00.

Última atualização em 29/08/2022 às 16:10.

A pandemia e, em seguida, a retomada das atividades geraram inúmeras mudanças para as organizações. A empresa Great Place to Work realizou a 4ª edição da pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas, que traz os últimos aspectos e percepções em gestão. Segundo o levantamento, para 59% dos respondentes o maior desafio de gestão no ano passado foi a adoção de novas políticas ligadas às novas formas de trabalho. Comunicação interna (49,2%) e capacitação da liderança (39,8%) foram outros desafios. 

O levantamento também afirma que 80% dos participantes enxergam o ano de 2022 com otimismo para os negócios. Além disso, temas ligados à diversidade e inclusão (D&I) tornaram-se pautas estratégicas para a maioria das pessoas. Mas há um grande desafio à vista: apenas 12,1% afirmam que a empresa onde trabalham tem maturidade para lidar com o tema. 

MM Talks: acompanhe painéis de discussão sobre a economia brasileira promovido pelo ranking da EXAME, o principal do capitalismo brasileiro  

Apesar do otimismo com relação aos negócios, diversidade não é o único ponto no qual as empresas precisam concentrar esforços de maneira mais consistente. Acompanhe abaixo a lista com algumas tendências para aprimorar a empresa onde trabalha: 

Soluções Phygital

Essa novidade tem tudo para se tornar uma tendência presente em todo o mercado. De certa forma, a pandemia e o trabalho híbrido contribuíram para que o mundo voltasse seus olhos ao phygital. A palavra corresponde a junção das palavras physical (físico) e digital. Os profissionais com enfoque no phygital juntam esforços para buscar soluções tecnológicas para serem aplicadas tanto no contexto online como offline. O phygital pretende transformar a forma de relação das pessoas com as tecnologias, transformando a comunicação e até o consumo. 

Parâmetros ESG 

Os parâmetros ESG, que corresponde à sigla Environmental, Social and Governance (no português, meio ambiente, social e governança), são uma série de medidas tomadas pelas empresas para tornar o impacto causado mais conscientemente responsável, levando em consideração a sustentabilidade – desde a composição das equipes até a entrega do produto. Diversidade e inclusão, políticas carbono zero e energia limpa são exemplos de políticas ESG que as empresas estão se preocupando cada vez mais. A tendência veio para ficar e cada vez mais empresas estão voltando seus esforços para a mentalidade ESG. 

Foco no cliente

Empresas notaram que não importa se seu produto é bom se ele não entrega valor ao cliente final. Então, as empresas estão voltando seus olhos ao cliente para conseguir entregar produtos com mais qualidade e mais dentro das demandas, desejos e comodidade dos clientes. Tal estratégia envolve todas as equipes da empresa, desde as mais operacionais até o marketing, rh e gestão. Isso pode acontecer com a construção de uma cultura de relacionamento mais próximo com o cliente, a construção de uma comunidade em volta dos produtos da marca e estratégias para Customer Success (satisfação do cliente). 

Quer saber todas as novidades para a área de negócios? Assista ao MM Talks. As inscrições são gratuitas e o evento é 100% online

Transparência e accountability

Os clientes estão exigindo saber mais informações sobre as empresas, como por exemplo, como os produtos são produzidos, questões de gestão e muito mais. Aqui entra então a accountability (do português, responsabilidade), que corresponde ao posicionamento corporativo de priorizar a transparência e a comunicação com o cliente. Como a accountability funciona na prática? Com a entrega de resultados reais e pertinentes, com devolutivas constantes a partir das demandas de acesso à informação. 

Segurança digital e uso de Inteligência artificial 

A segurança cibernética é um assunto que está em alta nas empresas.Tecnologia em nuvem, data center, ciência de dados e até inteligência artificial (IA), que utiliza robôs para assumir tarefas repetitivas ou partes do serviço estão transformando e são responsáveis pela otimização de diversas áreas empresariais – permitindo que os times concentrem seus esforços em tarefas menos repetitivas e burocráticas. 

O que é o MM Talks 2022?

O evento MM Talks surgiu como uma possibilidade de tornar mais democrática o acesso à informações ligadas à realidade das empresas. O evento traz rodas de conversas com especialistas e a transmissão ao vivo da premiação MELHORES E MAIORES, publicação da EXAME que, desde 1974, contempla as empresas de maior destaque da economia brasileira, a partir de uma metodologia elaborada e aplicada pelo Ibmec.

Essa é a 3ª edição do evento que, em 2020, contou com um evento apenas online. Já em  2021, a EXAME disponibilizou um evento híbrido e, em 2022, será da mesma forma. O MM Talks é 100% online e conta com 4 painéis mediados pelos repórteres da EXAME com fundadores, CEOs de empresas, economistas, professores e consultores. Alguns dos temas tratados serão: Phygital: a mistura entre o físico e o digital, ESG e as oportunidades na nova economia e agronegócio.  

Confira a programação do MM Talks

13h55 – Abertura
14h00 às 14h30 – Melhores e maiores empresas do Brasil: perspectivas econômicas
14h30 às 15h30 – Phygital: o físico e o digital no mercado de consumo
15h30 às 16h30 – E e S do ESG caminhando juntos: oportunidades na nova economia
16h30 às 17h30
– Agronegócios: o Brasil que não para
Encerramento