Negócios

Fundos negociam com Semapa oferta por Portugal Telecom

Apax Partners e Bain Capital negociam uma parceria com o grupo português para fazerem uma oferta em conjunto pela operadora


	Consumidor olha um iPhone 5, da Apple, em uma loja da Portugal Telecom de Lisboa, em Portugal
 (Mario Proenca/Bloomberg)

Consumidor olha um iPhone 5, da Apple, em uma loja da Portugal Telecom de Lisboa, em Portugal (Mario Proenca/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 20h31.

fRio - Os fundos de investimentos Apax Partners e Bain Capital negociam uma parceria com o grupo português Semapa, com sede em Lisboa, para fazerem uma oferta em conjunto pela operadora Portugal Telecom (PT), apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, com fontes de mercado.

Os fundos se reuniram nesta quarta-feira, 26, com a Semapa, do empresário português Pedro Queiroz Pereira, para discutir os detalhes da operação.

Há expectativas "positivas" de que o acordo irá evoluir, segundo a fonte. Na sequência, Apax e Bain Capital apresentam a proposta final aos seus comitês de investimento.

Os fundos querem colocar na mesa da tele brasileira uma oferta firme na sexta-feira, 28. Há duas semanas Apax e Bain Capital apresentaram juntos uma proposta pelos ativos portugueses da Oi, após oferta firme do grupo Altice.

Os fundos buscavam um parceiro local para formalizar a oferta final, o que seria bem visto em Portugal. A tele é considerada uma "campeã nacional" e a sua venda para um parceiro do País é bem vista pelos consumidores.

A oferta inicial feita pelos fundos à Oi foi de 7,075 bilhões de euros, com dois pagamentos de 400 milhões de euros condicionados ao cumprimento de metas de geração de receitas e outros aspectos financeiros. Os parceiros podem elevar a oferta na sexta-feira.

A Semapa atua com a gestão indireta de participações em três áreas de negócios: papel, por meio do grupo Portucel, cimentos e derivados, com participações no Grupo Secil, e ambiente, pelo ETSA.

Em seu site, a empresa diz possui mais de 5.000 colaboradores e presença em vários continentes.

Outro ponto que estava pendente para a oferta firme já foi solucionado, conforme informou nesta quarta-feira, 26, ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Os fundos acertaram com um consórcio de bancos, liderados pelo Barclays, a garantia de financiamento de 70% da operação. Os outros 30% virão de recursos próprios.

Além do Barclays como banco líder e financiador, a operação terá a participação do Bank of America Merrill Lynch e do UBS.

Pressa

A Oi tem pressa na conclusão da venda da PT e pode escolher uma das ofertas já na sexta-feira, disse a fonte. Os recursos serão utilizados no processo de consolidação do setor de telecomunicações no País.

Após se desfazer dos ativos portugueses, a tele brasileira pretende fazer uma oferta para a Telecom Italia pela TIM, ao lado da América Móvil (controladora da Claro) e da Telefônica (Vivo).

Outro destino para o dinheiro é a redução do seu endividamento, atualmente em cerca de R$ 48 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiços3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasPortugal TelecomNegociações

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo