Negócios

Fundador do Sendas será enterrado nesta terça

O empresário Arthur Sendas foi assassinado nesta madrugada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O empresário Arthur Antonio Sendas, de 73 anos, fundador da rede de supermercados Sendas, será enterrado nesta terça-feira, às 14h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele morreu na madrugada desta segunda-feira após ser baleado na cabeça horas antes, dentro de seu próprio apartamento, também na zona sul da cidade.

Segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, o motorista Roberto Costa Júnior, 28 anos, é o principal suspeito do crime. Ele é motorista do neto do empresário e teria entrado no prédio e se dirigido ao apartamento do empresário para tentar obter um empréstimo.

Costa Júnior está desaparecido. Seu pai prestava o mesmo serviço para Arthur Sendas. A polícia usou imagens do sistema de segurança do prédio para identificá-lo, afirma a assessoria.

Arthur Antonio Sendas deixa a esposa, Maria Ablen Sendas, com quem estava casado há 50 anos, os filhos Arthur Antonio Sendas Filho, Nelson Antonio Sendas, Márcia Maria Sendas e sete netos. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), decretou lutou oficial por três dias.

Trajetória

O Grupo Sendas foi fundado na Cardanha, pequena aldeia situada do norte de Portugal. De lá, migrou para o Brasil o comendador Manoel Antônio Sendas, no começo da década de 1920, quando ainda adolescente, ergueu as bases de uma das maiores empresas brasileiras.

Os negócios começam com um modesto armazém chamado Transmontano, em 1924, em São Mateus, no município de São João de Meriti, no Rio. Antônio Sendas manteve-se à frente de suas duas lojas até a sua morte, em 1951.

Seu filho, Arthur Sendas, então com 16 anos, assume a responsabilidade pela empresa e sob sua direção, inaugura, em 1960, a filial de São João de Meriti – que recebeu o nome Casas Sendas. Nessa década, a empresa firma-se como pioneira em serviços ao cliente.

Em 1969, abre sua primeira loja com conceito de auto-serviço, em Jacarepaguá. O desenvolvimento da empresa acelera-se no início da década de 70. A cada ano, são abertas uma ou duas lojas, todas medindo entre 3 a 6 mil metros quadrados.

Nos anos 90, o grupo inaugura o Espaço Gourmet, na Sendas Leblon Dia e Noite: uma delicatessen com atendimento personalizado e áreas para degustação de vinhos e queijos. Um ano depois Sendas adquire as 17 lojas da rede Três Poderes.

Distribuição

Em 2003 os grupos Pão de Açúcar e Sendas anunciam uma parceria inédita no varejo: a união da então maior rede de supermercados do Brasil com a líder de mercado no Rio de Janeiro. As vendas brutas da Sendas Distribuidora totalizaram 1,649 bilhão de reais no primeiro semestre de 2008. São 100 lojas, sendo 62 da bandeira Sendas, 12 da bandeira ABC Compre Bem, 17 da bandeira Extra e nove da bandeira Pão de Açúcar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Cacau Show, Chilli Beans e mais: 10 franquias no modelo de contêiner a partir de R$ 30 mil

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Mais na Exame