Empresário se torna bilionário vendendo freios para F-1

Bombassei, presidente do conselho da italiana Brembo, pode entrar para lista de bilionários da Bloomberg por causa do sucesso da última temporada da Fórmula 1

São Paulo – Há 40 anos no ramo automobilístico, a italiana Brembo nunca esteve tão bem cotada como atualmente. Segundo a Bloomberg, o sucesso da companhia no último ano fez com que Alberto Bombassei, presidente do conselho e dono de mais de 50% da empresa, se tornasse um bilionário.

O sucesso, porém, não foi de repente. A companhia de autopeças decidiu ampliar sua base de clientes e, em 1975, entrou no mundo das corridas, fornecendo produtos para ninguém menos que a Ferrari. Posteriormente, acrescentou um sistema de freios em seu portfólio que agradou também a Porsche.

De acordo com depoimento de Bombassei à Bloomberg, entrar nos negócios da Fórmula 1 permitiu que sua empresa testasse novas soluções tecnológicas de pista que, ao longo dos anos, puderam ser transferidas para carros de passeio e até em bicicletas.

O desempenho da companhia passou a melhorar e, em 2012, a receita subiu 11%, alcançando a marca de 1,4 bilhão de euros.

Apesar de não comentar seu patrimônio líquido, o ranking de bilionários da Bloomberg estima que Bombassei seja dono de uma fortuna de 1,2 bilhão de dólares, o que o incluiria na próxima lista formulada pela publicação americana.

Fundada em 1961 pelo pai de Bombassei, a empresa, a princípio, produzia peças de reposição para veículos. A ascensão da companhia veio em 1975, quando Enzo Ferrari pediu para a companhia equipar os carros de corrida da Ferrari, pra a Fórmula 1.

Caso a fortuna seja confirmada, será a primeira vez que algum representante da família entre em um ranking de bilionários.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.