Negócios
Acompanhe:

Dia Nacional do Podcast: 5 dicas para quem quer empreender e viver do áudio

O Dia Nacional do Podcast celebra a popularidade do produto em formato áudio; veja dicas para quem deseja se tornar um produtor e obter renda com esse mercado

 (Thomas Sanson/AFP/Getty Images)

(Thomas Sanson/AFP/Getty Images)

M
Maria Clara Dias

21 de outubro de 2022, 06h08

O Dia Nacional do Podcast, comemorado nesta sexta-feira (21) celebra a popularidade do produto em áudio, que caiu de vez no gosto dos brasileiros. A data remete à publicação do primeiro podcast no país, ainda em 2004, e em um formato de arquivo já extinto nos dias atuais.

Fato é que, de lá para cá, os podcasts se tornaram parte comum ao dia a dia de milhares de pessoas. No Brasil, a popularidade dos produtos em áudio, sejam eles ligados ao entretenimento, história, humor, educação ou jornalismo, já é percebida pelas principais plataformas de streaming. Entre elas, o Spotify.

Assine a EMPREENDA e receba, gratuitamente, uma série de conteúdos que vão te ajudar a impulsionar o seu negócio.

Dados de uma pesquisa conduzida pela própria empresa indicam um crescimento deste mercado. Apenas em 2021, 1,2 milhão de podcasts foram adicionados na plataforma. Deste total, cerca de 80% vem de criadores independentes na Anchor, plataforma de gravação e edição de podcasts para smartphones gratuita desenvolvida pelo Spotify. Atualmente, no Spotify temos um catálogo que inclui 4,4 milhões de títulos de podcast.

Os números apontam não apenas para a popularização e consumo deste formato de conteúdo, mas também indica tendências ligadas ao empreendedorismo e novas oportunidades de carreira para quem deseja ganhar dinheiro como produtor indepedente.

Para ajudar quem deseja, a EXAME selecinou cinco dias para aspirantes a produtos e empreendedores novatos, recomendações da especialista Barbara Zamberlan, Líder de Parcerias com Criadores de Conteúdos no Spotify para América Latina. Veja abaixo:

Cinco dicas para quem quer ser um podcaster

1. Ame o tema

Para quem está entrando no universo dos podcasts, escolher o tema ideal é importante para atrair o público e manter a inspiração para criar o conteúdo. Por isso, nada melhor do que escolher um tema que você ama e que conhece bem! 'Se estiver sem ideias, uma ótima tática é pensar em qual tipo de podcast você gostaria de consumir e que está faltando na indústria", recomenda.

2. Defina o formato do programa

Ao estabelecer um formato, você determina a estrutura do programa e facilita o começo das gravações. São inúmeros formatos possíveis atualmente, como bate-papo, história de ficção ou não-ficção, solo, mesa redonda, entre outros.

Além disso, Zamberlan recomenda uma escolha criteriosa ao definir ser (ou não) o apresentador em seu próprio podcast. "Essa é uma escolha opcional, mas bem interessante para trazer conversas ricas, com dois pontos de vistas únicos aos ouvintes", diz.

3. Invista na imagem de capa

A imagem da capa é uma parte importante da sua estratégia, ela é a primeira experiência que os ouvintes terão com seu conteúdo. A dica é, portanto, trazer alguns conceitos do tema do seu podcast já para essa arte de capa, o que pode ajudar em bons resultados.

4. Descubra quem é seu público e se conecte com ele

Ao usar algumas plataformas para publicar o seu podcast—como a Anchor — é possível acompanhar dados demográficos e tendências ligadas aos principais ouvientes. Segundo a especialista, isso é fundamental para um produtor de conteúdo. "Use as redes sociais para se conectar e interagir com seus ouvintes, além de, claro, divulgar seu programa", diz.

5. Persista mesmo diante das baixas

Estudos do Spotify apontam que o maior crescimento de um podcast acontece logo nos quatro primeiros meses de seu lançamento. Diante disso, ainda que o produto não decole logo de início, a recomendação de Zamberlan é não desanimar. "É fácil desanimar quando o podcast parece não estar decolando, mas não desista".

O mercado de podcasts

Recentemente, o Spotify conduziu um estudo com sua base de ouvintes batizado de Fan Study, para identificar o perfil dos fãs de podcast no mundo. Entre as principais conclusões do estudo está a de que a geração Z, formada por jovens de 13 a 24 anos, é a que tem a maior facilidade em explorar novos produtos, encontrando podcasts a uma taxa duas vezes superior às outras gerações.

A análise também indica os gêneros favoritos de ouvintes pelo mundo, com recortes em cada região. Na América Latina, por exemplo, a predileção é por podcasts de ficção, enquanto na América do Norte e Ásia, pessoas buscam por produtos ligados a crianças e família e religião e espirituralidade, respectivamente.