Exame Logo

Coronavírus suspende produção de cerveja Corona no México

A ordem de paralisação partiu do governo mexicano após declarar emergência de saúde e suspender as atividades não essenciais no país

Corona: a cerveja é uma das marcas que entrou na lista de negócios sofrendo com a pandemia de coronavírus (Scott Olson/Getty Images)

Janaína Ribeiro

Publicado em 3 de abril de 2020 às 20h49.

Última atualização em 3 de abril de 2020 às 21h27.

A cerveja Corona, fabricada pelo grupo Modelo, vai parar de ser fabricada temporariamente - mas no no México. O grupo, que também exporta outras marcas para ao menos 180 países, afirmou em comunicadoque a suspensão entrará em vigor a partir deste domingo, 5, e que já estava em
processo de reduzir sua produção.

A ordem de paralisação partiu do governo mexicano após declarar emergência de saúde e suspender as atividades não essenciais no país, que registra mais de 50 mortes e 1.500 casos de contaminação por coronavírus.

Em comunicado, a cervejaria disse que o governo federal reconhece a agroindústria como uma atividade essencial, sendo a cerveja um dos componentes mais importantes desta industria e principal produto de exportação, e que, "se o governo declarar a cerveja como um produto agroindustrial, oGrupo Modelo está pronto para executar um plano com mais de 75% de nossa equipe trabalhando em casa e, ao mesmo tempo, garantindo o fornecimento de cerveja".

Veja também

Já no Brasil, por enquanto, a fabricação da cerveja Corona não está sendo afetada pelo coronavírus. Procurada por EXAME, a Ambev - fabricante da bebida - confirmou que continua com suas operações inalteradas no país.

https://twitter.com/GrupoModelo_MX/status/1245928773159129088/photo/1

A cerveja Corona é uma das marcas que entrou na lista de negócios sofrendo com a pandemia de coronavírus desde fevereiro.Primeiro porque sua controladora global, a AB InBev, já perdeu 170 milhões de dólares em lucros só nos primeiros dois meses de 2020, diante da redução da demanda na China , um de seus maiores mercados.

Segundo porque, mesmo dentro dos Estados Unidos, onde a marca é controlada por outra empresa, a Constellation Brands, a cerveja foi alvo de questionamentos, já que parte dos americanos associam erroneamente o nome Corona da marca com a pandemia de coronavírus, supondo que há semelhanças entre eles.

A Corona é uma marca criada no México em 1925 e seu nome vem do latim “coroa”, cuja ilustração também aparece nos rótulos da cerveja. O nome do coronavírus também vem do mesmo termo, uma vez que a família de vírus que recebe essa nomenclatura tem o formato de uma coroa.

Acompanhe tudo sobre:AmbevCervejasCoronaCoronavírusMéxico

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame