Exame Logo

O lado radical de 8 bilionários

Viagens ao espaço, competições de vela, ex-pilotos de Fórmula 1... A revista Forbes mostra como alguns dos homens mais ricos do mundo elevam sua adrenalina

Guy Laliberté (Getty Images/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 10h55.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h39.

O bilionário fundador do Cirque du Soleil pagou 35 milhões de dólares para viajar ao espaço em 2009 pela empresa Space Adventures e se tornou o sétimo homem – bilionário, é claro – a viajar como turista. O lançamento do foguete russo que levou o empresário de 51 anos aconteceu em 30 de setembro de 2009, em Baikonur Cosmodrome, no Cazaquistão, para uma jornada de 12 dias. O valor não chegou nem a fazer cócegas no bolso do empresário canadense que tem uma fortuna avaliada em 2,5 bilhões de dólares (apesar do valor, ele ocupa “apenas” a 374ª posição do ranking dos bilionários da Forbes).
  • 2. Richard Branson

    2 /8(Getty Images/EXAME.com/Getty Images)

  • Veja também

    Para o bilionário inglês, a expressão “o céu é o limite” é apenas isso – uma expressão. O fundador da gravadora Virgin já quebrou recordes de velocidade nos mares e no ar. Em 1986, ele organizou o "Virgin Atlantic Challenger II" para atravessar o oceano Atlântico em um barco. O recorde é impressionante: três dias, oito horas e 31 minutos. No ano seguinte ele se tornou o primeiro homem a cruzar o Atlântico, veja só, em um balão. Em 1991 decidiu realizar a mesma aventura no oceano Pacífico. Nada disso foi suficiente. O empresário criou uma companhia de viagens ao espaço, batizada de Virgin Galactic. Aos 60 anos, ele ocupa a 212ª posição na lista do bilionários da Forbes, com uma fortuna avaliada em 4 bilhões de dólares. Com tantas aventuras, ele ainda arruma tempo para ser colunista mensal de EXAME.
  • 3. Larry Ellison

    3 /8(Getty Images/EXAME.com)

  • O terceiro homem mais rico dos Estados Unidos tem outra paixão além dos softwares: a vela. O presidente da Oracle venceu a 33ª edição da America´s Cup, em fevereiro. Com esse hobby, o bilionário já gastou cerca de 100 milhões de dólares em duas tentativas fracassadas.

    Em 2007, o bilionário de 66 anos processou o então campeão, o italiano Ernesto Bertarelli (que também está nesta lista), por discordar das regras estabelecidas pela competição seguinte, que aconteceria dois anos depois. O caso foi parar na corte de Nova York e só teve um desfecho neste ano quando foi decidida uma nova partida entre as equipes. Segundo a revista Forbes, ele é o sexto homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 28 bilhões de dólares.
  • 4. Ernesto Bertarelli

    4 /8(Getty Images/EXAME.com)

    Aos 45 anos, o bilionário nascido em Roma e criado na Suíça gosta de gastar sua fortuna em competições de vela. E tem dado certo. Bertarelli é bicampeão do tradicional campeonato America´s Cup. Em fevereiro deste ano, no entanto, o título foi para o rival Larry Ellison.

    Dono de uma fortuna de 10 bilhões de dólares, o empresário é o 64º homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes. A fortuna veio da companhia farmacêutica Serono, fundada por seu pai e hoje presidida por ele. Em 2006, o laboratório alemão Merck comprou 64,5% da empresa.
  • 5. Roger Penske

    5 /8(Getty Images/EXAME.com)

    O bilionário americano ganhou fama como piloto na Fórmula 1 e no circuito Nascar nos anos 60 e decidiu ir para os bastidores do esporte. A breve carreira que durou entre 1958 e 1965 (além do título de piloto do ano, em 1961, pela revista Sport´s Illustrated) deu lugar a um empresário de visão do automobilismo. Penske construiu um império, batizado de Penske Corporation, um conglomerado de nove empreendimentos, entre eles a equipe Penske Racing, que já contou com o brasileiro Emmersom Fittipaldi. A equipe é uma das principais do esporte com 313 vitórias, incluindo 15 nas 500 milhas de Indianápolis.

    De acordo com a Forbes, o empresário de 73 anos tem uma fortuna avaliada em 1,3 bilhão de dólares, que o coloca na 773ª posição de lista. Ele também faz parte da diretoria da Generel Electric.
  • 6. Robert Rich Jr.

    6 /8(Getty Images/EXAME.com)

    O Rich (rico, em inglês) do sobrenome não é à toa. Com 2 bilhões de dólares na conta bancária, o americano é presidente da Rich Products Corporation, empresa global de alimentos congelados que conta com mais de 2.000 produtos. Além de bom administrador, Robert é também conhecido pelo bom desempenho na pescaria que lhe rendeu um lugar no Hall da Fama da Metropolitan South Florida Fishing Tournament depois de pescar dez espécies diferentes. A experiência virou um livro de memórias que foi levado aos cinemas. O empresário de 69 anos é dono também do time de baseball Buffalo Bisons.
  • 7. Ted Turner

    7 /8(Getty Images/EXAME.com)

    Fundador do canal de notícias CNN, um dos mais prestigiados do mundo, e um dos sócios do conglomerado de mídia, Time Warner, o americano de 72 anos tem um hobby em comum com outros integrantes desta lista: a paixão por velejar. Em 1977, ele foi o campeão do tradicional torneio America's Cup e ingressou para o hall da fama da competição. A fortuna de 1,9 bilhão de dólares o coloca na 556ª posição da lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes.
  • 8. Thomas Friedkin

    8 /8(Getty Images/EXAME.com)

    Aviões, automóveis e esportes radicais. O empresário americano já foi dublê de pilotos em Hollywood (com participação em clássicos como Corra que a Polícia Vem aí 4) e hoje comanda uma rede de distribuição da montadora Toyota nos Estados Unidos. O pai de Friedkin treinou pilotos para a Segunda Guerra Mundial e o ensinou a voar também. Hoje, o americano de 75 anos é dono também de Tanzania Game Tracker Safáris, um local para caça e excursões. Com uma fortuna avaliada em 1,5 bilhão de dólares, ele ocupa a 721ª na lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes.
  • Acompanhe tudo sobre:BilionáriosEmpresasListas da ForbesOrçamento federalPadrão de vida

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame