Negócios

BNDES executa dívida da OSX e Votorantim paga, dizem fontes

O Banco Votorantim, que havia cedido fiança bancária à operação, pagou cerca de 550 milhões de reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 15h04.

Rio de Janeiro e São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executou uma dívida de cerca de 550 milhões de reais da OSX e o Banco Votorantim, que havia cedido fiança bancária à operação, pagou a quantia na segunda-feira, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto nesta terça-feira.

Outro financiamento do BNDES contratado pela OSX de 1,3 bilhão de reais no ano passado não chegou a ter parcela alguma liberada pelo banco de fomento e deverá ser suspenso em razão da recuperação judicial solicitada pelo estaleiro do empresário Eike Batista, revelou à Reuters uma das fontes, sob condição de anonimato.

A OSX acertou em 2012 empréstimo de longo prazo com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para a construção de seu estaleiro, mas o dinheiro sequer começou a ser desembolsado.

Normalmente, o tomador do empréstimo requer o desembolso conforme o andamento das obras e sua capacidade de executá-las com recursos próprios.

A OSX entrou no começo da semana passada com pedido de recuperação judicial vinculado ao processo da sua empresa-irmã, a petroleira OGX.


O empréstimo-ponte obtido por uma subsidiária da OSX com o BNDES e garantido pelo Votorantim teve seu vencimento prorrogado por 30 dias em 15 de outubro. Como 15 de novembro foi feriado, o depósito ao BNDES pelo Votorantim ocorreu na segunda-feira, dia 18, segundo uma das fontes a par do assunto.

O Banco Votorantim passou a ser credor do estaleiro e provisionará a dívida da OSX em seu balanço.

Um porta-voz do Banco Votorantim disse que a instituição não comentaria o assunto, citando regras de sigilo bancário. O mesmo foi dito pelo BNDES. Procurada, a OSX também não forneceu informações.

Outros empréstimos feitos pelo grupo EBX, de Eike, também foram garantidos por terceiros, isentando o banco que liberou os recursos de calotes.

A própria OSX tem uma linha de financiamento semelhante com a Caixa Econômica Federal, garantida pelo Santander Brasil. No início deste mês, os dois bancos concordaram com a rolagem de empréstimo à OSX no valor de 461 milhões de reais por 12 meses. O vencimento original da dívida era em meados de outubro.

Acompanhe tudo sobre:BNDESEmpresasEmpresas brasileirasGás e combustíveisOSXPetróleoVotorantim

Mais de Negócios

Ex-CEO do YouTube descreve luta contra o câncer em carta; leia

10 frases de Thomas Edison para inspirar futuros empreendedores

Do burnout à criação da primeira marca brasileira de roupa íntima para adolescentes

O que cinco CEOs aprenderam ao se tornarem “funcionários disfarçados”