6 empresas com "geladeira aberta"
Algumas companhias investem pesado em benefícios extras para conquistar o funcionário. Confira seis delas que oferecem alimentos gratuitos durante o expediente
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2014 às 13h04.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h32.
São Paulo - Para tentar conquistar o funcionário, empresas investem pesado na oferta de benefícios diferenciados. Um deles é a geladeira aberta. São desde sucos, frutas, barras de cereais, biscoitos até a cafés da manhã completos disponíveis de graça para os trabalhadores. Confira algumas companhias que já contam com esse auxílio extra.
Na construtora Even, o objetivo do departamento de Recursos Humanos foi “tirar um pouco do hábito de bolachas e doces” na mesa dos funcionários. O diretor de RH, Eduardo Cytrynowicz conta que a empresa oferece frutas gratuitamente. Nas máquinas, os lanches menos saudáveis estão também disponíveis – mas deverão ser pagos à parte pelo funcionário. A área dos lanches também funciona como um espaço de convivência para os colegas baterem papo rapidamente, tirando a seriedade das mesas de trabalho. Cytrynowicz não sabe quanto isso custa para a empresa, mas lembra que a maior dificuldade é administrar a logística de manter frutas frescas todos os dias à disposição. O benefício está em disponível para todos os 400 funcionários das unidades de São Paulo, Rio e Belo Horizonte.
Se alguém espera encontrar bons drinks na geladeira aberta da Bacardi Brasil, pode se decepcionar: o produto “menos saudável” que a empresa disponibiliza são os bolos, que dividem a mesa com frutas, gelatinas e saladas de frutas. Tudo isso fica na copa, dentro do escritório que abriga 120 funcionários, em São Bernardo. A empresa não divulga quanto gasta com o benefício.
Quem trabalha no escritório da Heineken em São Paulo tem sempre um petisco para degustar. Em pontos estratégicos da sede “os coffee corners”, há sempre barras de cereais, queijo processado light e frutas da estação para serem consumidos à vontade. Além disso, as geladeiras da empresa são equipadas com sucos e iogurtes, que podem ser consumidos a qualquer hora do expediente, quantas vezes o funcionário quiser. “A Heineken Brasil acredita que uma empresa de alta performance só pode existir com colaboradores saudáveis e de bem com a vida”, diz André Prearo, diretor de planejamento de RH da companhia. Todos os 180 trabalhadores da sede de São Paulo tem acesso ao benefício, que é gratuito. A empresa não divulga o quanto investe para oferecer os alimentos.
Na Pepsico, ninguém fica com fome: há reforços para o café da manhã, lanches da tarde e snacks para o meio do dia. A empresa aproveita a oportunidade para fixar os produtos da marca, disponibilizando barrinhas de cereais, cookies, Doritos, Cheetos, Ruffles, entre outros. As bebidas disponíveis também são da marca: Pepsi, H2OH!, água de coco Kero Coco e Toddynho. Há também o Guaraná, produzido pela Ambev, parceira da Pepsico.A ideia de implantar a prática veio de uma das pesquisas de clima, que apontaram a necessidade de melhorar o ambiente de trabalho. A empresa não divulga o custo desse investimento, implantado nos escritórios de São Paulo, que abrigam 700 dos 13 mil funcionários da empresa no Brasil.
No escritório do MercadoLivre, em São Paulo, três vezes por semana os funcionários podem comer frutas da estação à vontade. Um “kit lanche”, com um suco, uma fruta e um lanche natural, também é distribuído a todos os trabalhadores em um dia da semana. Os dois benefícios não tem nenhum custo para os 560 funcionários e a empresa não divulga o quanto é investido em geladeira aberta.
A Titans Group, empresa que desenvolve serviços de white label para empresas de Telecom, oferece todos os dias aos seus colaboradores um café da manhã reforçado com pão francês, presunto, queijo, requeijão e frutas, tudo de graça. Além disso, na sala de descompressão da empresa há máquinas de bebidas quentes que podem ser utilizadas pelos funcionários a qualquer hora do dia. A cada 15 dias, eles recebem um cartão que dá direito a dez pedidos na máquina por semana. Nas sextas-feiras, há um happy hour que tem até cerveja, sem custos. No verão, a Titans ainda oferece sorvetes, em um dia por semana. “Vai se sobressair no mercado a empresa que tiver as melhores pessoas. Principalmente no setor de serviços, como é o nosso caso. É por isso que fazemos esse investimento”, diz André Andrade, presidente da companhia.
Mais lidas
Mais de Negócios
CEO bilionário: 'Acordei às 4h30 nas férias para trabalhar – e assim passar os dias em família'Mauricio de Sousa e Sebrae se unem para inspirar meninas a empreenderEnergia por assinatura pode gerar até 20% de economia para empresas. Veja comoEle era vendedor ambulante. Hoje, é dono de construtora e faz R$ 1,5 bilhão no setor imobiliário