Exame Logo

6 empresas que ajudam os funcionários a cuidar do bolso

Um estudo da consultoria Willis Tower Watson revela que profissionais endividados perderam em média 12,4 dias de trabalho por não conseguir cumprir suas tarefas

Menos dor de cabeça, mais produtividade (ConstantinosZ/Thinkstock/Thinkstock)

Luísa Melo

Publicado em 18 de julho de 2016 às 14h40.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h11.

São Paulo - Quando se tem problemas financeiros, fica difícil tirá-los da cabeça e se concentrar em outra coisa. Um estudo da consultoria Willis Towers Watson apontou que, durante o ano passado, profissionais endividados perderam em média 12,4 dias de trabalho por “presenteísmo” – quando a pessoa comparece, mas não consegue cumprir suas atividades – e 3,5 dias por faltas. Segundo dados da CNC (confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) 23,5% das famílias brasileiras estavam inadimplentes no mês passado, número abaixo dos 23,7% registrados em maio, mas acima dos 21,3% de junho de 2015. Preocupadas com a produtividade e com a qualidade de vida dos funcionários, diversas empresas concedem benefícios que os ajudam a cuidar do próprio dinheiro. São palestras, workshops e até consultorias individuais. Nas fotos, veja algumas que já contam com a estratégia.
  • 2. Roche

    2 /8(Sebastien Bozon/AFP)

  • Veja também

    A Roche promove uma semana de palestras sobre a importância do planejamento financeiro, que tem também o objetivo de divulgar os benefícios que ela oferece, a "Compensation Week". Além disso, por meio do programa Conexão Viva, voltado à orientação de empregados que estão passando por problemas pessoais, a empresa também disponibiliza consultoria financeira durante todo o ano. A farmacêutica oferece também o Rocheprev, um fundo de pensão para os funcionários. Para cada depósito mensal que eles fazem no plano, a companhia contribui com uma contrapartida.
  • 3. ArcelorMittal

    3 /8(Rich Press/Bloomberg)

  • Por meio do projeto Perspectiva para Gestão Orçamentária (PGO), a siderúrgica ArcelorMittal oferece consultoria financeira aos funcionários da subsidiária Tubarão desde 1996. A consultoria é ministrada por um assistente social e um economista e conta com dois módulos. No primeiro, de caráter preventivo, ocorrem discussões e dinâmicas entre os empregados interessados e seus familiares, num encontro de oito horas. Já a segunda etapa é individual. Nela, um consultor financeiro acompanha mensalmente o empregado e seu cônjuge, para ajudá-los a reestruturar o orçamento familiar. Desde a implementação do programa até o ano passado, 272 eventos foram realizados pela empresa. Eles tiveram a participação de quase 10.000 pessoas, entre os funcionários e seus cônjuges.
  • 4. SPC Brasil

    4 /8(SPC/Divulgação)

    O Serviço de Proteção ao Crédito ( SPC Brasil), empresa que processa e armazena dados sobre crédito e inadimplência, não quer que os funcionários virem estatística em seus cadastros.

    Desde o ano passado, a companhia promove workshops, palestras e grupos de discussão temáticos de educação financeira, além de disponibilizar atendimentos individuais aos funcionários.

    Nos workshops, são trabalhados temas como economia doméstica e investimentos. O programa é ministrado pela economista chefe da empresa, Marcela Kawauti. Neste ano, dois ciclos já foram realizados e um terceiro deve ocorrer até dezembro.

    Na consultoria temática, que é mensal, discussões sobre um assunto específico são feitas em grupos reduzidos, de até 10 pessoas. Na última edição, o tema foi "como investir no Tesouro Direto".

    Já as consultorias individuais são semanais. O atendimento é personalizado e já foi concedido a 45 empregados.

    O SPC mantém ainda uma plataforma de orientações financeiras voltada ao público em geral, a "Meu Bolso Feliz".

  • 5. Nitro Química

    5 /8(Divulgação/ Nitro Química)

    O Programa de Apoio ao Empregado (PAE) da Nitro Química oferece à equipe assistência profissional para problemas financeiros, bem como para questões jurídicas e de saúde. Os atendimentos são confidenciais e ocorrem durante todo o ano. Para acessar o serviço, é necessário agendar o atendimento com o consultor financeiro por telefone. O planejamento pode incluir toda a família do funcionário. A empresa tem ainda, desde 1983, uma cooperativa de crédito sem fins lucrativos, que fornece empréstimos a taxas de juros menores que as do mercado aos colaboradores. Cerca de 70% deles são associados. Outro benefício da companhia que ajuda a equipe a cuidar do dinheiro é o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que está sendo implementado agora, no segundo semestre de 2016, voltado aos profissionais que estão próximos de parar de trabalhar.
  • 6. Hospital Santa Paula

    6 /8(Divulgação assessoria de imprensa do Hospital Santa Paula / Bill Fotos)

    O Hospital Santa Paula possui um programa educação financeira para o público interno desde 2008. Comandado pela gerente financeira e de marketing da companhia, Paula Gallo, ele visa ajudar os funcionários a controlar o orçamento, elaborar um planejamento e cortar gastos desnecessários. As consultorias são individuais e ocorrem toda semana. Duas tardes da agenda da executiva são reservadas para isso. Por conta da crise, o hospital decidiu intensificar a divulgação do projeto. Criou então uma cartilha e passou a organizar anualmente uma palestra anual sobre gestão de finanças, ministrada por especialistas do Banco Central. De lá para cá, a procura pela orientação cresceu 30%, segundo a empresa.  Ela também realiza workshops sobre o tema trimestralmente.
  • 7. Veja também

    7 /8(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:ArcelorMittalBenefícioseducacao-financeiraEmpresasEmpresas americanasEmpresas suíçasempresas-de-tecnologiaHPIndústria farmacêuticaRocheSaláriosServiçosSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSPC

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame