Mundo

Wikileaks: EUA sabiam do complô contra presidente iemenita

Empresário avisou a embaixada americana em 2009 que haveriam protestos no país caso o presidente Saleh não convocasse eleições livres para 2011

Apesar do aviso, o governo americano acho que a medida iria apenas "irritar o presidente Saleh" (Mohammad Huwais/AFP)

Apesar do aviso, o governo americano acho que a medida iria apenas "irritar o presidente Saleh" (Mohammad Huwais/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 13h28.

Washington - Os Estados Unidos foram prevenidos em 2009 por um alto dirigente da oposição iemenita da existência de um complô que buscava derrubar o presidente Ali Abdullah Saleh através da organização de manifestações, segundo uma mensagem diplomático revelado pelo site WikiLeaks.

Hamid al Ahmar, um empresário iemenita, explicou a um dirigente não identificado da embaixada americana no Iêmen que seriam realizadas manifestações contra o presidente Saleh se ele não garantisse eleições legislativas livres em 2011, segundo a mensagem datada de agosto de 2009, e publicada nesta sexta-feira pelo jornal Washington Post.

Hamid al Ahmar queria mergulhar o país num "caos controlado", inspirando-se nas manifestações que provocaram a saída de Suharto na Indonésia em 1998.

Apesar de impressionada por este projeto, a embaixada americana afirmou que isso só iria "irritar o presidente Saleh".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)IêmenDiplomaciaWikiLeaks

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza