Mundo

WikiLeaks: EUA bloquearam nomeação do Irã no IPCC

Manobras diplomáticas de norte-americanos tiraram o iraniano Mostafa Jafari de uma das co-presidências em grupo de trabalho do painel da ONU

Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA, seria a responsável pelo bloqueio (Tom Pennington/Getty Images)

Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA, seria a responsável pelo bloqueio (Tom Pennington/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 19h28.

Londres - Os Estados Unidos fizeram manobras diplomáticas em sigilo para impedir a nomeação de um cientista iraniano para uma posição chave no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), segundo novos vazamentos divulgados pelo site WikiLeaks.

Os EUA negociaram com o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, assim como diante dos representantes da União Europeia, Argentina e Mali, entre outros países, para impedir a nomeação do médico Mostafa Jafari como um dos dois co-presidentes de um grupo de trabalho chave.

Assim informa nesta terça-feira o jornal britânico "The Guardian", segundo o qual o outro co-presidente seria um cientista americano, o professor Christopher Field.

Pachauri negou na segunda-feira que tivesse estado em conluio com os EUA, cujas manobras diplomáticas terminaram na nomeação de um candidato argentino no lugar de Jafari.

Com base no vazamento do WikiLeaks, seguindo instruções da então secretária de Estado Condoleezza Rice, a delegação americana diante do IPCC estava "trabalhando ativamente" para impedir a escolha de Jafari.

Outras filtragens revelam que os EUA trabalharam discretamente para impedir o abastecimento de armas iranianas e sírias ao movimento palestino Hamas e ao Hisbolá libanês.

Os vazamentos do Departamento de estado mostram também que Washington advertiu ao Sudão que não autorizasse o envio de armas iranianas, que se supunha acabariam nas mãos do Hamas, durante a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalÁsiaClimaIPCCIrã - PaísONUWikiLeaks

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei