Em visita à Aparecida, Dilma defende postura em debate na TV

Candidata assistiu a uma missa e visitou imagem da padroeira do Brasil

Aparecida, São Paulo - A candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, defendeu a postura agressiva apresentada no debate presidencial na noite de domingo e aproveitou para criticar seu adversário José Serra (PSDB).

"Esperavam o quê? Que eu não defendesse as minhas posições? Que eu não apresentasse as minhas propostas? Que eu não criticasse a visão estratégica dele? Mas o debate é para isso", disse a jornalistas após visita ao Santuário Nacional em Aparecida, no interior de São Paulo.

Dilma esteve acompanhou uma missa e caminhou pelo santuário onde visitou o lugar onde se encontra a imagem da santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, sendo aplaudida diversas vezes pelo público presente.

No domingo, a candidata do PT surpreendeu ao partir para o ataque contra Serra no primeiro debate da campanha presidencial do segundo turno, insistindo na discussão das privatizações e no que chamou de campanha caluniosa patrocinada pelo tucano.

"Eu sempre me recusei a baixar o nível do debate... eu passei quase três meses sendo acusada da quebra de sigilo fiscal e hoje está claro que quem quebrou o sigilo fiscal foi um esquema mercantilista e corrupto dentro da Fazenda por razões não eleitorais e não políticas", disse Dilma

"Eu passei muito tempo calada sobre essas acusações, o tamanho que tinha tomado essa central organizada de boatos... eu resolvi tornar isso algo público e compartilhar. Eu não fui na Internet e não disse na forma de boato."

Religião

Durante a missa, a candidata preferiu não comungar. "Eu prefiro ter essa manifestação --até pode ser uma questão minha-- mais recatada", explicou.

Dilma afirmou que nunca tinha visitado a basílica antes e se mostrou irritada ao ser questionada sobre sua crença. "Acho que ninguém tem o direito de dizer qual é a minha crença, quem pode julgar sobre crenças e religiões é Deus."

A candidata disse ser muito devota de Nossa Senhora Aparecida, e que essa devoção se aprofundou nos últimos anos, sem explicar os motivos.

Leia mais notícias sobre Eleições 2010.

Siga as notícias de Eleições no Twitter.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.