Mundo

Venezuela vai investigar dinheiro dos EUA nas ONGs

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta quarta-feira uma investigação "aprofundada" sobre os "milhões e milhões de dólares" que o Departamento de Estado americano destina às organizações não governamentais (ONGs) venezuelanas. "Isso deve ser investigado a fundo: os milhões e milhões de dólares que o Departamento de Estado americano envia para grupos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2010 às 09h05.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta quarta-feira uma investigação "aprofundada" sobre os "milhões e milhões de dólares" que o Departamento de Estado americano destina às organizações não governamentais (ONGs) venezuelanas.

"Isso deve ser investigado a fundo: os milhões e milhões de dólares que o Departamento de Estado americano envia para grupos de jornalistas, ONGs, eventos, prêmios e montes de outras coisas", disse Chávez em um evento político transmitido pelo canal de televisão estatal VTV.

Lendo "documentos liberados para o público pelo Departamento de Estado", Chávez explicou que a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (Fupad) é um "organismo do Departamento de Estado" criado para "disfarçar" o financiamento que os Estados Unidos dão a essas ONGs venezuelanas.

O líder venezuelano também criticou várias universidades locais que incorporaram em seus currículos "cursos de formação sobre os conceitos do jornalismo investigativo" conduzidos pela Fupad, o que é uma "violação" da autonomia e da soberania universitária.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)ONGsPaíses ricosVenezuela

Mais de Mundo

Israel diz ter atingido QG de inteligência do Hezbollah na Síria

Zelensky diz que 11 mil soldados norte-coreanos estão na cidade de Kursk, invadida pela Ucrânia

Forças bolivianas desbloqueiam rota vital que estava obstruída por apoiadores de Evo Morales

'Botões de pânico' e equipes SWAT: EUA se prepara para agitação eleitoral no dia da votação