Mundo

Venezuela aprova voo de repatriação de migrantes dos EUA

Voos de repatriação foram temporariamente suspensos após Trump afirmar que o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado "totalmente fechado"

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 18h05.

Tudo sobreVenezuela
Saiba mais

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, autorizou um voo de repatriação de migrantes dos Estados Unidos. A ação foi anunciada nesta terça-feira, 2, por autoridades venezuelanas, segundo a agência Reuters.

A decisão ocorre poucos dias após Caracas afirmar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia interrompido o programa de repatriação.

Como será o processo?

De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, a Autoridade Aeronáutica da Venezuela recebeu um pedido do governo americano para retomar os voos de repatriação de cidadãos venezuelanos. O ministério ainda informou que um voo da companhia Eastern Airlines, com origem em Phoenix, no Arizona, foi autorizado a pousar no aeroporto de Maiquetia, próximo a Caracas.

Os voos de repatriação, que aconteciam duas vezes por semana, foram temporariamente suspensos após os comentários de Trump, no último fim de semana, de que o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado "totalmente fechado". A declaração de Trump gerou preocupação em Caracas, enquanto as tensões entre os dois países aumentam, informou a Reuters.

Até o momento, o governo venezuelano relatou que quase 14 mil venezuelanos haviam retornado ao país por meio desses voos, realizados entre fevereiro e novembro deste ano, durante um período em que o governo Trump intensificou a repressão à imigração.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVenezuelaEstados Unidos (EUA)Nicolás Maduro

Mais de Mundo

Incêndio histórico em Hong Kong terá investigação independente

Trump diz que qualquer país que venda drogas aos EUA poderá ser atacado

Trump pretende expandir proibição de viagens para 30 países após tiroteio

Pré-candidato à presidência do Peru é alvo de ataque a tiros