Mundo

Trump já convidou presidente chinês Xi Jinping para cerimônia de posse; veja outros nomes convidados

Presença do líder chinês, no entanto, é improvável, dizem fontes familiarizadas com o assunto

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 07h03.

Última atualização em 13 de dezembro de 2024 às 08h12.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já convidou alguns chefes de Estado para a sua posse, incluindo o presidente chinês, Xi Jinping, confirmou a equipe de transição do republicano nesta quinta-feira. Fontes familiarizadas com o assunto, no entanto, dizem ser improvável que Xi compareça ao evento, marcado para o dia 20 de janeiro, sendo representado por uma delegação de altos funcionários chineses.

"Este é um exemplo do presidente Trump criando um diálogo aberto com líderes de países que não são apenas aliados, mas também nossos adversários e concorrentes", disse a porta-voz de Trump, Karoline Leavitt, em entrevista na Fox News.

EUA impõe novas restrições contra a China no comércio de chips

Outros convidados já citados por fontes próximas a Trump são o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o presidente argentino, Javier Milei. O gabinete do salvadorenho confirmou que recebeu o convite, embora não tenha deixado claro se ele comparecerá.

Questionado na semana passada se Xi havia aceitado seu convite, Trump disse:

"Não quero dizer", acrescentando que tinham um "relacionamento muito bom". "Convidei muitas pessoas ótimas, e todas aceitaram. Todo mundo que convidei, aceitou".

Segundo a CNN, os convites foram, muitas vezes, feitos de maneira informal e por canais secundários, não diretamente de líder para líder. Trump também teria ditado alguns dos convites por escrito, de acordo com uma fonte consultada pela rede americana.

"Trump está muito ansioso para ter líderes mundiais na posse", disse um conselheiro de Trump à CNN. "Ele quer um palco global".

Imprensa nega presença de Xi Jinping

Apesar da fala do presidente eleito sobre os convites aceitos para sua posse, a emissora “CBS News” informou que Xi Jinping não comparecerá à solenidade.

Citando duas fontes familiarizadas com o planejamento do evento, a emissora americana lembra que Trump convidou Xi pessoalmente para sua cerimônia de posse após vencer a eleição presidencial em novembro do ano passado.

O embaixador da China nos Estados Unidos e sua esposa devem comparecer ao evento em 20 de janeiro, como é a prática habitual. As fontes disseram à “CBS News” que outras autoridades representando o governo de Pequim poderiam se juntar a eles.

O convite a Xi, que foi transmitido fora dos canais diplomáticos formais, pegou Pequim e os aliados dos EUA de surpresa, destacou a emissora, e ocorre em um momento tenso nas relações entre Washington e Pequim.

Na quinta-feira, também foi revelado que Donald Trump não havia enviado nenhum convite ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para comparecer à sua posse, de acordo com o Kremlin.

"Não, ele não enviou", afirmou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, de forma sucinta, em sua entrevista coletiva diária por telefone.

Nenhum chefe de Estado jamais compareceu à posse de um presidente dos EUA, de acordo com registros do Departamento de Estado que datam de 1874 e revelados pela “CBS News”

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpXi JinpingChinaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

O que se sabe sobre os últimos momentos do acidente de avião na Coreia do Sul

Berlim debate proibir fogos de artifício após 5 mortes no Ano Novo

Como a aviação civil pode recuperar sua imagem depois dos incidentes de 2024?

Veterano que matou 15 em Nova Orleans teve dificuldade de se adaptar à vida civil e se radicalizou