Mundo

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias

Trump estende tarifas sobre produtos mexicanos por 90 dias enquanto negocia acordo comercial, com promessas de redução de barreiras não tarifárias

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 31 de julho de 2025 às 13h08.

Última atualização em 31 de julho de 2025 às 13h25.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 31, que manterá as tarifas atuais sobre produtos mexicanos por 90 dias para negociar um "acordo comercial dentro desse prazo", depois de conversar por telefone com sua homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum.

"Concordamos em estender, por 90 dias, exatamente o mesmo acordo que tínhamos no curto período anterior", segundo o qual o México "continuará pagando uma tarifa de 25% sobre o fentanil, uma tarifa de 25% sobre automóveis e uma tarifa de 50% sobre aço, alumínio e cobre", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.

O México "concordou em eliminar imediatamente suas inúmeras barreiras comerciais não tarifárias, que eram muitas", acrescentou, sem especificá-las. Muitos produtos mexicanos já eram protegidos pelo Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC), que inclui Canadá, México e Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:MéxicoDonald TrumpTarifas

Mais de Mundo

PCE: inflação dos EUA sobe 0,4% em setembro, dentro das expectativas do mercado

Quanto é o salário mínimo em Cuba? Veja o valor atualizado

Casa Branca virou máquina de gerar conteúdo com Trump, diz especialista

EUA lança estratégia de segurança com foco em combate à imigração