Mundo

Los Tres Amigos e o protecionismo

Com o final do mandato presidencial se aproximando, as reuniões internacionais de Barack Obama ganham especial relevância. A de hoje não é diferente. O presidente dos Estados Unidos chega a Ottawa, no Canadá, para encontrar o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, numa reunião conhecida como Three Amigos, […]

JUSTIN TRUDEAU E ENRIQUE PEÑA NIETO: presidentes do Canadá e do México se exercitam antes do encontro em Ottawa / Chris Wattie / Reuters

JUSTIN TRUDEAU E ENRIQUE PEÑA NIETO: presidentes do Canadá e do México se exercitam antes do encontro em Ottawa / Chris Wattie / Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2016 às 20h33.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h09.

Com o final do mandato presidencial se aproximando, as reuniões internacionais de Barack Obama ganham especial relevância. A de hoje não é diferente. O presidente dos Estados Unidos chega a Ottawa, no Canadá, para encontrar o primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, numa reunião conhecida como Three Amigos, que discute diretrizes econômicas e políticas da América do Norte.

Diante de uma eleição em que o candidato republicano é Donald Trump, os três países devem destacar a importância da circulação de mercadorias e pessoas. Espera-se que Obama anuncie apoio oficial a Hillary Clinton em âmbito internacional pela primeira vez na campanha presidencial.

Trump, inclusive, já teve seus desentendimentos com Peña Nieto sobre a polêmica proposta de construir um muro entre os Estados Unidos e o México para diminuir o fluxo de imigrantes e o tráfico de drogas. Peña Nieto, como pode se imaginar, não é o maior entusiasta da ideia.

Trudeau ainda não se posicionou sobre Trump, até para evitar desavenças futuras, mas não faltam motivos para estar preocupado com as ideias protecionistas do republicano — o Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos e as trocas de bens e serviços totalizam 662,7 bilhões de dólares entre os dois países.

A ascenção do protecionismo deve ser tema central do encontro. Além de Trump, afinal, há o Brexit. Trudeau afirmou à imprensa canadense que o voto pela saída intensificou a necessidade de incluir o mercado internacional nas discussões. O Canadá tem 37 bilhões de dólares em trocas comerciais com o México anualmente. Os dois países ainda devem avançar nas tratativas para facilitar as viagens entre o México e o Canadá – passando por cima do muro de Trump.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Em novo ataque, Israel bombardeia pela primeira vez centro de Beirute

Oposição denuncia 'sequestro' do chefe de segurança de Maria Corina na Venezuela

Novos bombardeios israelenses no Líbano deixam quase 50 mortos no domingo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê