Mundo

Terremoto de 5,2 graus afeta parte do norte chileno

O abalo ocorreu depois de outro terremoto de 4,5 graus na escala Richter ter afetado três regiões chilenas na tarde desta quinta-feirta


	O tremor ocorreu às 21h39 locais (22h39 de Brasília), com epicentro 18 quilômetros ao norte da cidade de Quillagua e a 54,3 quilômetros de profundidade
 (AFP)

O tremor ocorreu às 21h39 locais (22h39 de Brasília), com epicentro 18 quilômetros ao norte da cidade de Quillagua e a 54,3 quilômetros de profundidade (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 05h34.

Santiago do Chile - Um terremoto de 5,2 graus de magnitude na escala Richter afetou na noite desta quinta-feira parte do norte chileno, mas por enquanto não há reportes sobre vítimas ou danos materiais.

Segundo o Instituto de Sismologia de Geofísica da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 21h39 locais (22h39 de Brasília), com epicentro 18 quilômetros ao norte da cidade de Quillagua e a 54,3 quilômetros de profundidade.

Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o fenômeno alcançou uma magnitude de 5,1 graus e teve profundidade de 45 quilômetros.

O povoado de Quillagua, considerado o ponto mais seco do planeta e onde vivem cerca de 130 pessoas, fica 280 quilômetros ao norte de Antofagasta e a 1.450 quilômetros de Santiago.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi), dependente do Ministério do Interior, precisou que o tremor afetou as regiões de Tarapacá e Antofagasta, com intensidades entre 3 e 4 graus na escala internacional de Mercalli, que vai até 12.

O sismo ocorreu depois de um terremoto de 4,5 graus na escala Richter que na tarde desta quinta-feira afetou três regiões chilenas, incluindo a região Metropolitana de Santiago, sem causar vítimas ou danos materiais.

A página do sismológico registrou nesta quinta-feira nove tremores, com intensidades entre 3 e 5,2 graus, todos no norte chileno, enquanto na quarta houve outros 11 terremotos, que estremeceram o norte e parte do centro do Chile. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"