Exame Logo

Taxas de câmbio: membros pedem ao FMI que aprofunde trabalho

Os membros do Comitê Monetário e Financeiro se reuniram na sede do FMI, em Washington

Membros do Comitê Monetário e Financeiro se reúnem na sede do FMI, em Washington (.)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2010 às 17h09.

Washington - Os Estados-membros do Fundo Monetário Internacional pediram neste sábado à instituição que aprofunde seu trabalho sobre os desequilíbrios da economia mundial, em particular os das taxas de câmbio, sem detalharem nenhuma medida concreta.

Apesar de resistente, o sistema monetário mundial apresenta "tensões e vulnerabilidades produtos do crescimento dos desequilíbrios mundiais, do persistente fluxo volátil de capitais, movimentos das taxas de câmbio e temas relacionados ao acúmulo de reservas", indica um comunicado.

Veja também

Ante este panorama, "fazemos um apelo ao Fundo para que aprofundize seu trabalho nestas áreas, incluindo estudos exaustivos que ajudem a incrementar a efetividade das políticas para manejar os fluxos de capitais", indica o Comitê Monetário e Financeiro do FMI.

"Continuaremos revisando análises e propostas durante o próximo ano", acrescenta o comunicado em nome dos 187 Estados-membros.

Os desequilíbrios monetários dominaram a reunião semestral do FMI em Washington, onde não se pôde obter uma resposta consensual para a situação, que foi definida como uma "guerra cambial".

Leia mais sobre moedas

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEstados Unidos (EUA)FMIPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame