Mundo

Sindicatos europeus planejam grande protesto

Entidades usarão o dia 29/9 para se queixarem dos cortes de gastos no continente, segundo a Confederação Europeia de Sindicatos

Portugueses protestam contra plano de austeridade do governo: sindicatos esperam participação de pelo menos 27 países no "Dia Europeu de Ação" (Arquivo/AFP)

Portugueses protestam contra plano de austeridade do governo: sindicatos esperam participação de pelo menos 27 países no "Dia Europeu de Ação" (Arquivo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2010 às 09h09.

Bruxelas - Os sindicatos europeus anunciaram nesta quarta-feira planos de realizar um "Dia Europeu de Ação" em 29 de setembro, incluindo um ato em Bruxelas, para protestar contra os cortes de custos na região.

A ação coincidirá com uma reunião de ministros das Finanças da União Europeia. Os sindicatos podem também organizar greves ou protestos em outros países, disse a Confederação Europeia de Sindicatos Comerciais após reunião de seu comitê executivo.

"Conforme os governos europeus se movem coletivamente para reduzir os gastos públicos, incluindo empregos, salários e aposentadorias, enquanto a economia europeia está frágil e vulnerável a uma nova recessão, a confederação irá se mobilizar para um resposta coletiva de sindicatos", disse.

Os organizadores esperam a participação de pelo menos 27 países da União Europeia no protesto em Bruxelas em 29 de setembro. Uma autoridade da confederação disse ainda que os sindicatos devem decidir localmente outras ações.

"Elas (ações) podem incluir paralisações, protestos e reuniões com os ministros das Finanças dos governos", acrescentou a confederação, que representa 82 organizações sindicais comerciais em 36 países.

Os governos locais estão reduzindo gastos depois que a crise de dívida da Grécia ameaçou afetar outros países.

Acompanhe tudo sobre:Europagestao-de-negociosUnião EuropeiaCortes de custo empresariaisAjuste fiscalOrçamento federal

Mais de Mundo

Com 5.177 armas nucleares, EUA pode usar arsenal por míssil, avião e submarino

Paquistão pede aos EUA o adiamento em duas semanas do ultimato ao Irã para reabertura de Ormuz

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta sobre reabertura do Estreito de Ormuz

Após ameaça de Trump, EUA negam especulações sobre possível uso de armas nucleares contra o Irã