Mundo

Rússia ameaça barrar navios carregados com grãos da Ucrânia

O Ministério da Defesa russo citou preocupações de segurança e disse que qualquer movimento é inaceitável

Navio russo: Rússia ameaça barrar navios carregados com grãos da Ucrânia (Ministério da Defesa da Rússia/Reuters)

Navio russo: Rússia ameaça barrar navios carregados com grãos da Ucrânia (Ministério da Defesa da Rússia/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de novembro de 2022 às 09h45.

Última atualização em 1 de novembro de 2022 às 09h45.

A Rússia ameaçou barrar navios que estejam transportando grãos da Ucrânia, dois dias depois de Moscou ter dito que abandonaria um acordo que garantia a segurança dessas exportações. O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, disse que a Marinha russa, se necessário, inspecionará navios que obtiveram permissão para deixar a Ucrânia. O Ministério da Defesa russo citou preocupações de segurança e disse que qualquer movimento de navios ao longo de um corredor de grãos previamente designado é inaceitável.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Navios continuavam entrando e saindo dos portos exportadores de grãos da Ucrânia no Mar Negro. Doze navios carregados com grãos partiram dos portos ucranianos nesta segunda-feira, disse o ministro da Infraestrutura do país. Quatro navios estavam programados para partir em direção à Ucrânia para coletar grãos.

Os mercados de grãos subiram na segunda, mas autoridades turcas, ucranianas e da ONU prometeram manter os navios em movimento.

Especialistas disseram que qualquer tentativa da Rússia de barrar navios em águas internacionais violaria o direito internacional, que garante a liberdade de navegação. Os esforços russos para interceptar navios civis também violariam a Convenção de Montreux, um tratado de 1936 que rege o acesso ao Mar Negro, disseram analistas.

"É totalmente ilegal", disse Yoruk Isik, chefe da Bosphorus Observer, uma empresa de consultoria que monitora atividades no estreito de Bósforo e no Mar Negro. "A liberdade de navegação é o principal pilar da lei dos mares em todo o mundo."

A Rússia ainda tem recursos navais consideráveis na região, apesar de meses de ataques de drones e mísseis ucranianos. A Rússia tem pelo menos quatro submarinos movidos a diesel, duas fragatas armadas com foguetes, torpedos e mísseis de cruzeiro, 10 grandes navios anfíbios, além de navios de patrulha menores pertencentes à marinha e à guarda costeira russas.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Quem é Jason Miller, aliado de Trump que apoia Flávio Bolsonaro

Venezuela anuncia comissão para reestruturar governo em 90 dias

Bolívia aprova mudança que amplia poder do presidente para decretar estado de exceção

'Trump não me declarou apoio, e eu não pedi', diz Flávio Bolsonaro após encontro na Casa Branca