Mundo

Republicanos temem que Trump vença primárias nos EUA

"Meu partido enlouqueceu", disse o senador pela Carolina do Sul Lindsey Graham, que chamou Trump de "maluco"


	Donald Trump: "Meu partido enlouqueceu", disse o senador pela Carolina do Sul Lindsey Graham, que chamou o candidato de "maluco"
 (REUTERS/Rick Wilking)

Donald Trump: "Meu partido enlouqueceu", disse o senador pela Carolina do Sul Lindsey Graham, que chamou o candidato de "maluco" (REUTERS/Rick Wilking)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2016 às 17h00.

Washington, - Medo e até repugnância são sentidos por vários republicanos do Congresso dos Estados Unidos, diante da possibilidade de que Donald Trump seja o nome do partido na disputa pela presidência.

"Meu partido enlouqueceu", disse o senador pela Carolina do Sul Lindsey Graham, que chamou Trump de "maluco" e compara o impacto para sua sigla da possibilidade de Trump representar o Partido Republicano na disputa pela Casa Branca ao estrago feito pelo iceberg ao Titanic.

Os republicanos têm um medo palpável de que Trump faça o partido se afastar de hispânicos, minorias, independentes e mulheres, levando esses grupos a preferir o nome democrata em novembro e tirando dos republicanos a presidência, a maioria no Senado e também reduzindo a vantagem republicana na Câmara dos Representantes. Com a morte do juiz Antonin Scalia, o equilíbrio ideológico da Suprema Corte pode estar em jogo.

Trump ganhou pontos na disputa entre os pré-candidatos nesta semana, após vencer em Nevada. Na sexta-feira, ele conseguiu o apoio do governador de New Jersey, Chris Christie, um impulso para a campanha antes da chamada Super Terça, quando haverá primárias em 11 Estados. Os principais rivais dele, os senadores Marco Rubio e Ted Cruz, lutam para ganhar votos e manter a disputa viva.

Ao aceitar o apoio de Christie, Trump insultou Rubio e o candidato republicano de 2012, Mitt Romney. Segundo o deputado republicano Carlos Curbelo, da Flórida, Trump "é ofensivo para a maioria absoluta das pessoas no meu distrito, como é ofensivo para mim". "Donald Trump faz e diz coisas que nós ensinamos a nossas crianças para não fazer."

Na questão da imigração, o empresário de Nova York prometeu acabar com o direito de cidadania para os filhos de imigrantes que nascem nos EUA, construir um muro na fronteira com o México financiado pelo próprio México e potencialmente deportar milhões de imigrantes que vivem na ilegalidade. Não é surpreendente que oito entre dez eleitores hispânicos tenham uma visão negativa de Trump, segundo uma recente pesquisa da Univision e do Washington Post.

A expectativa é que o Partido Republicano mantenha sem dificuldades a maioria na Câmara dos Representantes dos EUA, onde possuem uma maioria de 246 ante 188 democratas. No Senado, a vantagem dos republicanos é de 54 a 46 e o partido de Trump precisa defender 24 cadeiras na próxima eleição e os democratas, apenas dez. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleiçõesEleições americanasEmpresáriosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Suprema Corte dos EUA vai avaliar lei que proíbe tratamento hormonal para menores transexuais

Rússia ameaça EUA com 'consequências' após ataque ucraniano na Crimeia

Ex-baixista do Nirvana anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos

Princesa Anne, irmã do rei Charles III, é internada após acidente com cavalo

Mais na Exame