Republicano David Jolly discursa durante um debate com seus rivais na eleição especial no distrito congressional da Flórida, em Clearwater (Brian Blanco/Reuters)
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2014 às 23h47.
Clearwater Beach, Flórida - O republicano David Jolly venceu a eleição especial no distrito congressional da Flórida, onde a reforma na lei de saúde proposta por Barack Obama sofreu o primeiro teste antes das eleições de novembro.
Com a apuração quase completa, Jolly recebeu 48,5% dos votos para um assento na Câmara dos Representantes, contra 46,7% obtidos pela democrata Alex Sink. A eleição na área de Tampa foi conduzida para substituir o republicano Bill Young, que morreu de câncer em outubro.
A batalha pela vaga do 13º distrito congressional da Flórida foi um prelúdio da luta nacional para decidir quem controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato de Obama.
Jolly destacou em sua campanha a rejeição à lei da saúde, dizendo em um anúncio que Sink iria prejudicar o Medicare, programa de segurança social, por causa dos cortes aprovados pelos democratas no programa Obamacare. Outros compararam Sink a Obama e à líder dos democratas na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.
Sink, por outro lado, caracterizou Jolly como um extremista que quer um regresso aos tempos nos quais as pessoas tinham seguros de saúde negados devido a algumas condições existentes. Ela prometeu "manter o que é certo e consertar o que está errado" na lei da saúde.
Até a morte de Young, os republicanos foram responsáveis por esse assento no Congresso por quatro décadas, mas os eleitores favoreceram Obama nas eleições presidenciais de 2008 e 2012. Fonte: Associated Press.