Mundo

Recursos para o Nepal estão demorando a chegar, diz ONU

Dos 415 milhões de dólares requisitados pela ONU e seus parceiros na semana passada, só 22,4 milhões foram fornecidos


	Nepaleses acampam ao ar livre temendo novos tremores: quase duas semanas após o terremoto, as agências de ajuda humanitária ainda estão tentando identificar áreas remotas que não receberam socorro
 (Prakash Mathema/AFP)

Nepaleses acampam ao ar livre temendo novos tremores: quase duas semanas após o terremoto, as agências de ajuda humanitária ainda estão tentando identificar áreas remotas que não receberam socorro (Prakash Mathema/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 13h46.

Katmandu - Só uma fração dos fundos de emergência que a Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou para as vítimas do terremoto do Nepal chegou, disseram autoridades da ONU nesta quinta-feira, já que crises em todo o mundo têm exigido ajuda de doadores internacionais como nunca antes.

Dos 415 milhões de dólares requisitados pela ONU e seus parceiros na semana passada, só 22,4 milhões foram fornecidos.

“É uma reação muito ruim”, disse Orla Fagan, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, à Reuters nesta quinta-feira.

Fagan atribuiu a escassez à “fadiga dos doadores”, citando mais de uma dúzia de crises mundiais de longa duração, como os conflitos na Síria e no Iraque, que também impõem exigências aos países colaboradores.

O tremor de magnitude 7,8 que atingiu o noroeste de Katmandu, capital do Nepal, no dia 25 de abril matou pelo menos 7.759 pessoas, deixou mais de 16 mil feridos e destruiu mais de 300 mil casas.

Quase duas semanas após o terremoto, as agências de ajuda humanitária ainda estão tentando identificar áreas remotas que não receberam socorro, e é cada vez maior a pressão para que se encontrem as pessoas antes da chegada da monção anual nas próximas semanas.

Os suprimentos de ajuda estão escassos em todo o país, afirmou a ONU, apesar de semana passada terem sido tantos que congestionaram o único aeroporto internacional do país em Katmandu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisDoaçõesNepalONUTerremotos

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20