Mundo

Reação à Coreia; Ameaça da Al-Qaeda…

A reação à Coreia A Coreia do Norte afirmou ter conduzido o maior de seus cinco testes nucleares na manhã desta sexta-feira, num ato que provocou forte reação da comunidade internacional. A Coreia do Sul cobrou do Conselho de Segurança da ONU sanções mais pesadas, que poderiam chegar à exclusão do país da comunidade financeira […]

CHINA: país fará a infraestrutura do Brasil, acredita especialista / Thomas Peter/ Reuters

CHINA: país fará a infraestrutura do Brasil, acredita especialista / Thomas Peter/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 18h44.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h44.

A reação à Coreia

A Coreia do Norte afirmou ter conduzido o maior de seus cinco testes nucleares na manhã desta sexta-feira, num ato que provocou forte reação da comunidade internacional. A Coreia do Sul cobrou do Conselho de Segurança da ONU sanções mais pesadas, que poderiam chegar à exclusão do país da comunidade financeira internacional. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conversou com o presidente americano, Barack Obama, pedindo ações para que o país entenda os custos de suas provocações. Os chineses, por sua vez, criticaram o teste, mas evitaram reações mais duras — os norte-coreanos são aliados históricos de Pequim.

Homenagem a Mao

Milhares de chineses reuniram-se nesta sexta-feira em Shaoshan, cidade natal de Mao Tsé-tung, para comemorar o 40o aniversário da morte do ditador. O ponto de peregrinação foi uma estátua de 6 metros de altura de Mao para representar a cerimônia de fundação da República Popular da China em 1949. Até 1976, Mao liderou um regime que ditou os preceitos que transformaram a China numa potência, mas suas decisões causaram a morte de cerca de 70 milhões de pessoas.

Um processo de 19 bi

A operadora de cartões Mastercard está sendo processada numa ação de cerca de 19 bilhões de dólares. A acusação é a cobrança de tarifas excessivas. O caso foi aberto pelo ex-executivo de finanças Walter Merricks, que afirma que a companhia cobrou taxas ilegais de lojistas, o que acabou prejudicando os consumidores. Segundo ele, era como se a empresa cobrasse um “imposto invisível”. A Mastercard tem 46 milhões de clientes no Reino Unido.

20 mi dólares para Hillary

Dustin Moskovitz, um dos fundadores da rede social Facebook, anunciou nesta sexta-feira que doará 20 milhões de dólares à campanha da democrata Hillary Clinton. “Se Donald Trump ganhar, o país dará marcha a ré e ficará mais isolado da comunidade global”, afirmou Moskovitz à página Medium.com. Para o jovem multimilionário, as propostas do republicano são “tão pouco convincentes” que o fazem acreditar que seu interesse em chegar à Casa Branca seja promover os próprios negócios.

Ameaça da Al-Qaeda

O líder do grupo terrorista Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, ameaçou repetir os ataques do 11 de Setembro “milhares de vezes” num vídeo divulgado por extremistas na internet. O motivo é o 15º aniversário dos atentados às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. O 11 de Setembro é “resultado dos seus crimes contra nós”, afirmou Ayman al-Zawahiri. Segundo ele, se as ocupações em países muçulmanos continuarem, o 11 de Setembro se repetirá “milhares de vezes”.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá