Mundo

Prefeito de Sochi diz que homossexualidade não é aceita

Segundo ele, isitantes gays são bem-vindos aos Jogos da Olimpíada de Inverno se respeitarem as leis russas


	O pavilhão de gelo Bolshoi, uma das instalações dos Jogos Olímpicos de Sochi-2014: Pakhomov disse que os homossexuais seriam bem-vindos durante a Olimpíada, que começa em 7 de fevereiro
 (©AFP/Arquivo / Olivier Morin)

O pavilhão de gelo Bolshoi, uma das instalações dos Jogos Olímpicos de Sochi-2014: Pakhomov disse que os homossexuais seriam bem-vindos durante a Olimpíada, que começa em 7 de fevereiro (©AFP/Arquivo / Olivier Morin)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 07h23.

Londres - O prefeito de Sochi, a cidade russa sede da Olimpíada de Inverno que começa em fevereiro, disse que a homossexualidade não é aceita na região do Cáucaso, mas que os visitantes gays são bem-vindos aos Jogos se respeitarem as leis russas.

A posição russa sobre os direitos dos gays, incluindo leis promulgadas no ano passado para proibir a disseminação de "propaganda gay" entre crianças, tem provocado fortes críticas vindas de países ocidentais e de grupos de defesa dos direitos dos gays com a aproximação dos Jogos, manchando o evento orçado em 50 bilhões de dólares.

Em comentários que devem ser transmitidos nesta segunda-feira, o prefeito Anatoly Pakhomov disse ao programa Panorama, da rede britânica BBC: "Nós dizemos apenas que é algo da sua conta, é a sua vida. Mas não é aceito aqui no Cáucaso onde vivemos. Nós não temos (homossexuais) em nossa cidade." O presidente Vladimir Putin defende as lei russas, dizendo que a Rússia não "persegue" pessoas gays.

Pakhomov disse que os homossexuais seriam bem-vindos durante a Olimpíada, que começa em 7 de fevereiro. "Nossa hospitalidade será estendida a todos que respeitem as leis da Federação Russa e não imponha seus hábitos aos outros", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaGaysLGBTOlimpíadasOlimpíadas de InvernoPreconceitosRússia

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô