Mundo

Precisamos abandonar falsos dilemas da sustentabilidade, diz Fábio Barbosa

Para o presidente executivo da Abril S.A., práticas sustentáveis não são uma limitação e sim oportunidade de inovar em um mundo que consome mais e vive mais tempo

Fábio Barbosa: “Estamos no mundo do 'e' não do 'ou', somos interdependentes" (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Fábio Barbosa: “Estamos no mundo do 'e' não do 'ou', somos interdependentes" (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 31 de outubro de 2011 às 11h37.

São Paulo – Hoje, um bebê nascido nas Filipinas imprimiu um novo marco na história da Humanidade: ele é o sétimo bilionésimo habitante da Terra. Em menos de quatro décadas, se as previsões de crescimento populacional se concretizarem, seremos 9 bilhões de pessoas em um só planeta em 2050. Como lidar com essa nova realidade? Para o empresário Fábio Barbosa, a solução é inovar de forma sustentável.

Durante abertura do EXAME Fórum de Sustentabilidade 2011, que acontece nesta segunda em São Paulo, o presidente executivo da Abril S.A. , empresa que reúne os negócios de mídia, gráfica e distribuição da Abril, afirmou que o desafio do mundo atual é compatibilizar crescimento econômico com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

“Essa compatibilização pode ser viabilizada através de inovações. Não devemos olhar a sustentabilidade como algo restritivo, e sim como um campo cheio de oportunidades. Para isso, temos deixar de lado os falsos dilemas sobre o tema”, defendeu o executivo, que há mais de quinze anos, quando pouco se fala no assunto, começou a alertar os empresários brasileiros da necessidade de inserir a sustentabilidade nos planos de negócios.

No entanto, segundo Barbosa, as ações em prol da sustentabilidade não devem acontecer de forma isolada. “Estamos no mundo do “e “ não do “ou” . Vivemos o fenômeno da interdependência. O problema é de todos, sejam questões de fluxo financeiro ou questões ambientais”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:eventos-exameEXAME FórumExecutivosExecutivos brasileirosFábio BarbosaPersonalidadesSustentabilidade

Mais de Mundo

Putin manda recado ao Ocidente: 'Não deixem a Ucrânia usar seus mísseis'

EUA não vai mudar política com Israel após ataque de Rafah, diz Casa Branca

Jurados começam a decidir condenação de Trump nesta quarta

De Niro chama Trump de 'palhaço' em frente a tribunal e pede votos para Biden; veja o vídeo

Mais na Exame