Exame Logo

Por que Putin gosta de viajar em aviões russos antigos?

Líder russo chamou a atenção ao desembarcar na Coreia do Norte e Vietnã

Putin desembarca na Coreia do Norte no início desta semana

Publicado em 20 de junho de 2024 às 06h39.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 07h12.

Quando o presidente russo Vladimir Putin viaja para o exterior– como fez esta semana para aCoreia do Norte e o Vietnã –, ele normalmente voa em aeronaves antigas da série Ilyushin Il-96, de design soviético.

Como suas últimas viagens aconteceram semanas depois de acidentes de avião terem matado outros dois líderes mundiais, o presidente Ebrahim Raisi, do Irã, e o vice-presidente Saulos Chilima do Malawi, um porta-voz do Kremlin achou prudente tranquilizar o público russo de que os aviões presidenciais são “muito confiáveis”.

Veja também

Segundo o New York Times, embora as empresas aéreas russas tenham abandonado os modelos Ilyushin por modelos ocidentais mais modernos, nenhuma das duas principais companhias do país, Aeroflot e Rossiya, utilizam aviões Ilyushin em sua frota comercial de passageiros. Putin parece firme no seu compromisso de valorizar aviões fabricados na Rússia.

O gosto de Putin por aviões russos

Embora a utilização de um avião antigo possa causar estranheza a líderes estrangeiros, Putin, na verdade, pode querer reafirmar seu espírito nacionalista ao exaltar a tecnologia russa e, assim, transmitir confiança a seu povo.

Acompanhado por caças, Putin fez uma viagem rápida em um Il-96 em 2023 para conversas com líderes dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita. Também no ano passado, outro avião da frota Il-96 do governo foi rastreado, parando em aeroportos de Washington e Nova Iorque para resgatar diplomatas russos que, segundo o Kremlin, tinham recebido ordens de deixar os Estados Unidos.

Em 2018, Putin viajou para a Finlândia também num Il-96 – e foi acusado de invadir brevemente o espaço aéreo da OTAN – para uma reunião com o então presidente dos EUA, Donald Trump.

Pouco se sabe sobre o esquadrão de voo especial Rossiya, que é responsável pelas aeronaves do Kremlin, incluindo os aviões Il-96, Tu-214 e helicópteros Mi-38. A mídia estatal russa informa que 2.500 pessoas trabalham na unidade.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinRússiaAviação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame