PIB de Portugal cai 0,3% no 4o trimestre

Apesar disso, o crescimento econômico do ano passado ficou ligeiramente acima das estimativas do governo

Lisboa - O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal encolheu 0,3 por cento no último trimestre de 2010 sobre os três meses anteriores, em linha com as previsões, mas o crescimento econômico do ano passado ficou ligeiramente acima das estimativas do governo.

O instituto de estatísticas português informou nesta segunda-feira, em dados preliminares, que o PIB cresceu 1,4 por cento em 2010 como um todo, após a contração de 2,5 por cento em 2009. O governo projetava uma expansão de 1,3 por cento para o ano passado.

Embora a desaceleração da demanda interna e a queda do investimento após medidas de austeridade tenham causado contração trimestral, a economia ainda avançou 1,2 por cento sobre o quarto trimestre do ano anterior.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam, em média, uma contração de 0,3 por cento na comparação trimestral e um acréscimo de 1,3 por cento em termos anuais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.