Peru registra 8 terremotos em menos de 24 horas, sem relatos de danos
O último tremor foi registrado às 2h38 desta terça-feira, com magnitude de 4,3 graus
Agência de Notícias
Publicado em 9 de julho de 2024 às 16h25.
A zona costeira da região de Arequipa, no sul do Peru, sofreu oito terremotos de magnitude regular em menos de 24 horas, registrados desde a manhã de ontem até as primeiras horas desta terça-feira, sem causar danos, segundo informaram fontes oficiais.
O Instituto Geofísico do Peru (IGP) estabeleceu o epicentro de todos os terremotos no Oceano Pacífico, na costa do distrito de Lomas, em Arequipa, na província de Caravelí, cerca de 540 quilômetros ao sul de Lima.
O último tremor foi registrado às 2h38 (horário local, 4h38 em Brasília) desta terça-feira, com magnitude de 4,3 graus e epicentro 62 quilômetros ao sul de Lomas.
O IGP informou na rede social X (ex-Twitter) que esse terremoto teve origem a uma profundidade de 23 quilômetros e atingiu uma intensidade de II a III nesse distrito costeiro.
A agência acrescentou que às 21h06 de segunda-feira (21h06) houve outro terremoto de magnitude 4,2. Já às 19h10 de segunda-feira (21h10) foi registrado um movimento de magnitude 4,5 e às 18h15 (20h15 de terça-feira) outro terremoto de magnitude 4.
Na tarde de segunda-feira, às 14h33 (16h33), foi registrado um terremoto de magnitude 5,5 nessa região costeira do país, que foi precedido por três outros terremotos de magnitudes 4,1, 4,6 e 5,2.
O Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN) e o Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) informaram sobre esses terremotos, embora não tenham sido registrados danos pessoais ou materiais.
Além disso, a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru indicou que não foi gerado nenhum alerta de tsunami na costa peruana.
A zona costeira de Arequipa foi atingida por um terremoto de magnitude 7 em 28 de junho, que não causou mortes, mas deixou pelo menos dez pessoas feridas e dezenas de casas afetadas, além de danos a instalações de saúde e educação, estradas e oleodutos.
O Peru está localizado em uma região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde ocorre mais de 80% da atividade sísmica do mundo.
O último terremoto devastador no país ocorreu ao largo da cidade costeira de Pisco em agosto de 2007, quando um tremor de magnitude 7,9 atingiu a cidade e toda a região sul de Ica, matando mais de 500 pessoas e causando milhões em perdas de infraestrutura e moradia.