Mundo

Papa pede a autoridades para irem além das ideias do momento

O pontífice fez aparente referência à legalização do casamento homossexual na França no mês passado


	Sem fazer nenhuma menção específica à lei, Francisco disse que a Igreja deve ter voz em assuntos políticos mesmo na França
 (Max Rossi/Reuters)

Sem fazer nenhuma menção específica à lei, Francisco disse que a Igreja deve ter voz em assuntos políticos mesmo na França (Max Rossi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2013 às 17h09.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco pediu a uma delegação de autoridades francesas neste sábado para evitarem seguir apenas "tendências e ideias do momento" ao legislar, em aparente referência à legalização do casamento homossexual no país no mês passado.

A lei que concede igualdade aos gays e lésbicas no casamento e na adoção vem sendo uma das mais controversas no primeiro ano do presidente François Hollande no poder, colocando o público predominantemente liberal na França contra os tradicionalistas, a extrema direita e muitos fiéis, numa França predominantemente católica.

Sem fazer nenhuma menção específica à lei, Francisco disse que a Igreja deve ter voz em assuntos políticos mesmo na França.

"A Igreja gostaria de oferecer contribuições específicas em questões profundas... não penas em círculos antropológicos e sociais, mas também nos políticos, econômicos e culturais", afirmou Francisco, de acordo com declaração do Vaticano.

Os parlamentares devem legislar de acordo com "um espírito, uma alma, que não reflitam apenas as tendências e as ideias do momento", disse ele.

A aprovação da lei levou a uma marcha maciça de protesto em Paris e se converteu na encarnação do maior descontentamento com Hollande.

O papa encontrou a delegação francesa de parlamentares, que são membros de um "Grupo de Amizade" com o Vaticano, no mesmo dia que milhares de pessoas participaram da parada gay anual em Roma.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaGaysLGBTPaíses ricosPapa FranciscoPapasPreconceitosVaticano

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala