Obama: EUA deve escolher entre agradar ricos e investir em educação

O presidente dos Estados Unidos reagiu às críticas dos republicanos envolvendo seu plano de criar empregos

Columbus - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que o país deve escolher entre enriquecer ainda mais a classe alta ou investir em educação, ao reagir às críticas dos republicanos envolvendo seu plano para criar empregos.

Durante uma breve visita a Ohio - estado decisivo na corrida eleitoral e representado no Congresso pelo republicano John Boehner, presidente da Câmara - Obama defendeu mais uma vez seu plano de 447 bilhões de dólares para reativar a economia e criar empregos.

"Querem que os multimilionários conservem seus privilégios fiscais ou querem que os professores tenham trabalho?" - perguntou Obama a cerca de 3 mil pessoas em Ohio.

"Querem que as empresas petroleiras conservem suas vantagens fiscais ou querem reformar as escolas para que os operários da construção possam trabalhar novamente?"

Obama, candidato à reeleição em novembro de 2012, enfrenta uma taxa de desemprego de 9,1% nos Estados Unidos, longe de ter superado os efeitos da recessão de 2007-2009.

O plano para promover os empregos prevê o fim das isenções fiscais para os mais ricos, herdadas da administração do presidente republicano George W. Bush.

John Boehner disse hoje que Obama tem uma "visão diferente" da dos republicanos sobre como reativar a economia e gerar empregos, e estimou que não se deve impor "impostos permanentes" para pagar os "gastos temporários" com o plano de reativação.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.