Mundo

Reunião da OMC camufla fracasso repetindo decisões prévias

União Européia 'aceitou' 2013 como o ano em que eliminará definitivamente os subsídios à exportação que distorcem o comércio. O detalhe é que já estava previsto que os subsídios seriam eliminados neste ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Empurraram com a barriga mais uma vez. Os países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) encerraram como se previa a reunião ministerial de Hong Kong, a mais recente etapa da frustrante Rodada de Doha. Mas só o fato de aceitarem empurrar com a barriga já foi comemorado como vitória.

No jogo de cena para evitar a imagem de completo fracasso, a União Européia "aceitou" 2013 como o ano em que eliminará definitivamente os subsídios à exportação que distorcem o comércio. O detalhe é que em 2013 termina a atual Política Agrícola Comum (PAC) da comunidade européia, ou seja, já estava previsto que os subsídios seriam eliminados neste ano.

Os Estados Unidos marcaram para 2006 o fim dos subsídios à exportação de algodão. Detalhe: a prática já foi condenada pela OMC, e não há mais possibilidade de os americanos recorrerem da decisão.

No que realmente interessa, os representantes das 150 nações participantes não conseguiram fixar regras para orientar o corte de subsídios e tarifas que servem como barreiras protecionistas ao livre comércio agrícola. O novo deadline ficou para abril, mesmo momento em que serão definidos os métodos para reduzir os impostos de importação cobrados sobre produtos industriais.

"Não é suficiente para fazer desse encontro um verdadeiro sucesso, mas o bastante para salvá-lo do fracasso", disse Peter Mandelson, comissário europeu para o Comércio. Celso Amorim, ministro brasileiro das Relações Exteriores, qualificou os resultados do encontro de modestos, mas não insignificantes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos