Santander está entre os cinco bancos. BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca) fazem parte da lista (Antonio Milena/EXAME)
Da Redação
Publicado em 19 de outubro de 2011 às 21h39.
Madri - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta quarta-feira em um degrau a nota da dívida a longo prazo e dos depósitos de cinco grandes bancos espanhóis, informou a entidade.
A requalificação para baixo, com previsão negativa, afeta os bancos Santander, BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca), apenas um dia depois de a agência rebaixar a nota da dívida soberana espanhola, do nível Aa2 para A1.
No dia 29 de julho, a Moody's tinha colocado sob revisão a qualificação creditícia dessas cinco entidades, que acabou se materializando nesta quarta-feira.
A Moody's dá a todos esses grandes bancos uma perspectiva negativa como reflexo do panorama negativo vinculado às qualificações da dívida soberana espanhola e das perspectivas de futuro em geral.
Momentos antes, a agência havia rebaixado as notas de nove comunidades espanholas, duas províncias bascas e cinco empresas e instituições públicas da Espanha, devido à vulnerabilidade do país diante das tensões dos mercados e das previsões de moderado crescimento da economia nacional.