Mundo

Macri fecha com Hillary; tensão no Vietnã…

Macri pró-Hillary O presidente da Argentina, Mauricio Macri, declarou nesta quarta-feira que é a favor de uma vitória da democrata Hillary Clinton nas eleições americanas em novembro. O argentino afirmou que o republicano Donald Trump, a quem conheceu nos anos 1980, tem propostas contrárias às suas, mas que a Argentina buscará uma relação de proximidade […]

MAURICIO MACRI: presidente argentino espera por tempo até que suas medidas econômicas surtam efeito e melhorem o cenário no país / Amilcar Orfali / STR / Getty Images

MAURICIO MACRI: presidente argentino espera por tempo até que suas medidas econômicas surtam efeito e melhorem o cenário no país / Amilcar Orfali / STR / Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2016 às 18h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h18.

Macri pró-Hillary
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, declarou nesta quarta-feira que é a favor de uma vitória da democrata Hillary Clinton nas eleições americanas em novembro. O argentino afirmou que o republicano Donald Trump, a quem conheceu nos anos 1980, tem propostas contrárias às suas, mas que a Argentina buscará uma relação de proximidade com os Estados Unidos, independentemente de quem for eleito. A situação anda mesmo feia para Trump, mesmo entre seus aliados: uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira aponta que 19% dos republicanos defendem que o magnata se retire da corrida eleitoral, enquanto apenas 70% acreditam que ele deve ficar. Outro relatório, da consultoria PredictWise, mostrou que Hillary tem 80% de chances de vitória no pleito – ela está sete pontos percentuais à frente de Trump na última pesquisa de intenções de voto.

Putin acusa Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin acusou o governo da Ucrânia de planejar atentados terroristas na Crimeia — ex-território ucraniano que passou a fazer parte da Rússia em 2014, após discussões sobre a entrada da Ucrânia na União Europeia. O FSB, serviço de inteligência da Rússia descobriu na região um grupo de “sabotadores-terroristas”, que, segundo as investigações, estariam agindo sob ordens do Ministério da Defesa ucraniano. Para Putin, a Ucrânia “recorreu à prática do terror”. Em resposta, Kiev rejeitou todas as acusações, chamando-as de “provocação”.

Proteção extra no Vietnã
Discretamente, o Vietnã decidiu reforçar a proteção de suas ilhas na região do Mar da China, instalando mísseis capazes de bloquear possíveis investidas chinesas. O governo vietnamita, contudo, não confirmou a operação, mas o ministro da Defesa, Nguyen Chi Vinh, havia dito há alguns meses que o Vietnã tinha “direito legítimo de se auto-defender”. As tensões locais se intensificaram após o tribunal internacional de Haia afirmar que a China, com interesses imperialistas na região, não possui direitos sobre as ilhas.

Disney: 1 bilhão por streaming
Após divulgar resultados positivos para o último trimestre, a companhia de entretenimento Disney anunciou a compra de 33% do serviço de streaming BamTech. A aquisição de 1 bilhão de dólares é a maior desde a compra da LucasFilm, produtora da saga Star Wars, por 4,4 bilhões em 2012. Como parte do acordo, a Disney tem a preferência caso decida adquirir novas ações no futuro. O principal objetivo da nova empreitada é aumentar sua fatia entre as plataformas de streaming, a começar pelos programas da emissora esportiva ESPN, aprimorando o que já existe com o ESPN Watch. Na terça-feira, a Disney afirmou que sua divisão de TV por assinatura gerou 2,37 bilhões de dólares no último trimestre.



Novo acidente na Tesla
A montadora de carros elétricos Tesla confirmou nesta quarta-feira que um de seus veículos se envolveu em uma batida em Pequim na semana passada, enquanto usava o modo de piloto automático, capaz de frear e desviar de obstáculos sem a interferência humana. A Tesla, contudo, argumenta que o piloto do veículo não possuía as mãos no volante no momento do acidente, o que é recomendado pela companhia. É a primeira fatalidade com carros inteligentes da montadora na China, meses após um acidente que resultou na morte de um piloto na Flórida — o caso fez com que autoridades americanas fossem pressionadas a revisar a legislação para carros de direção automática.

Peppa Pig resiste
Criadora do desenho infantil Peppa Pig, a produtora canadense eOne rejeitou uma proposta de compra de 1 bilhão de libras vinda da ITV, maior rede de televisão do Reino Unido. A oferta de 1 bilhão de euros — 19% a mais do que o atual preço das ações – foi rejeitada por unanimidade entre o conselho da eOne. Dona de mais de 40.000 títulos de filmes e programas televisivos, a empresa argumenta que o valor oferecido é muito baixo, uma vez que, sozinha, a própria personagem Peppa gera faturamento anual de 1 bilhão. O objetivo da ITV com a aquisição seria aumentar seu mercado no setor de entretenimento, além de expandir seus domínios no mercado internacional.

Intel e inteligência artificial
A fabricante de equipamentos tecnológicos Intel anunciou a aquisição da startup Nervana Systems, que desenvolve tecnologia de inteligência artificial para ajudar máquinas a pensarem como seres humanos. Os valores exatos não foram divulgados, mas fontes próximas às partes revelaram que o acordo girou em torno de 400 milhões de dólares. “Estamos no rastro da nova grande onda, que é inteligência artificial”, disse à Fortune Jason Waxman, vice-presidente da Intel.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Governo da França considera muito provável que alguns casos de mpox apareçam no país

Universidades de Bangladesh reabrem pela primeira vez após protestos estudantis

Netanyahu afirma que "não está cedendo" ao Hamas em negociação sobre cessar-fogo

Trump espalha desinformação sobre Kamala Harris usando tema de mudança climática

Mais na Exame