Mundo

Lula diz torcer por próximo papa com 'mesmo coração' de Francisco

Presidente destacou 'compromisso com combate às desigualdades' do último Pontífice e disse não ter encontrado Donald Trump no funeral

O presidente Lula, ao lado da primeira-dama, Janja, chegam para o funeral do papa Francisco (Isabella Bonotto/AFP)

O presidente Lula, ao lado da primeira-dama, Janja, chegam para o funeral do papa Francisco (Isabella Bonotto/AFP)

Publicado em 26 de abril de 2025 às 10h30.

Última atualização em 26 de abril de 2025 às 10h32.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado torcer para que o próximo Papa tenha o "mesmo coração" do que o Papa Francisco, que morreu na segunda-feira, 21.

Lula deu a declaração ao chegar no aeroporto de Roma, após participar do funeral de Francisco, e destacou os compromissos com o combate à desigualdade do pontífice.

"Quisera Deus que o próximo papa fosse igual ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com os mesmos compromissos com o combate à desigualdade do que o papa Francisco", disse.

O presidente brasileiro classificou Francisco como "líder religioso mais importante" do primeiro quarto do século 21. "O papa Francisco, ele não era apenas um padre, ele era uma emoção, ele era um coração, ele era um líder político" afirmou.

Lula ainda destacou a atuação do pontífice em questões políticas, como seus apelos por paz na Ucrânia e na Faixa de Gaza: "Ele se preocupava não apenas com a espiritualidade das pessoas, mas se preocupava com a guerra da Ucrânia, se preocupava com a guerra de Gaza, se preocupava com a fome, se preocupava com as coisas que afligem o povo do mundo inteiro."

Acompanhado da primeira-dama, Lula lembrou que muitos brasileiros tinham um apreço muito grande pelo comportamento do papa Francisco, como homem e como religioso: “acho que foi uma dívida que pagamos a um homem que prestou serviços à humanidade”.

Com Agência Brasil e Agência O Globo.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPapa Francisco

Mais de Mundo

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas