Mundo

Líderes mundiais parabenizam Trump pela vitória nas eleições

Novo presidente americano recebeu primeiras mensagens de felicitações antes mesmo da divulgação do resultado oficial

O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump dança enquanto sobe ao palco durante um comício de campanha na Van Andel Arena em Grand Rapids, Michigan, em 5 de novembro de 2024 (KAMIL KRZACZYNSKI /AFP)

O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump dança enquanto sobe ao palco durante um comício de campanha na Van Andel Arena em Grand Rapids, Michigan, em 5 de novembro de 2024 (KAMIL KRZACZYNSKI /AFP)

Publicado em 6 de novembro de 2024 às 08h11.

Última atualização em 6 de novembro de 2024 às 10h19.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

Antes mesmo da confirmação de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos, confirmada apenas na manhã desta quarta-feira, 6, diversos líderes mundiais parabenizaram o republicano na noite de ontem por meio das redes sociais. Liderando em todos os estados-pêndulos, Trump chegou a fazer um discurso reivindicando a vitória um dia antes da confirmação do resultado.

Entre aqueles que enviaram felicitações a Trump, estão Emmanuel Macron, presidente da França, Javier Milei, presidente da Argentina, Olaf Sholz, líder alemão, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. 

 Emmanuel Macron

Macron parabenizou Trump antes do resultado oficial e disse estar pronto para trabalhar ao lado do americano, pontuando de forma sutil que isso envolve a diferença de opinião de ambos, especialmente na pauta das mudanças climáticas.

Javier Milei

Em uma mensagem em inglês, o argentino parabenizou Trump e fez uma referência à frase "Make America Great Again" (Faça a América grande de novo), dita por Trump durante seu primeiro mandato e recordada pelo republicano nessas novas eleições.

Olaf Sholz

O líder alemão também usou seu perfil no X para ressaltar a proximidade entre EUA e Alemanha na política internacional. “A Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso há muito tempo para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo em benefício dos nossos cidadãos”, escreveu Sholz. 

Volodymyr Zelensky

Em sua mensagem, o presidente ucraniano aproveitou para lembrar do seu encontro com o então candidato à presidência em setembro, quando esteve nos EUA e se encontrou tanto com Donald Trump quanto com o atual presidente Joe Biden e a candidata democrata Kamala Harris. Dizendo que espera parabenizar Trump pessoalmente, ele chamou a liderança do republicano de decisiva e sinalizou seu interesse em manter uma coperação política e econômica entre os países.

Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro israelense direcionou sua mensagem também a Melania Trump, que será primeira-dama do país pela segunda vez. Netanyahu chamou a vitória de histórica e chamou a aliança entre eles de "verdadeira amizade".

Narendra Modi

O premiê indiano também chamou o resultado das eleições de histórico e atribiu a vitória também às ações do republicano no seu primeiro mandato (2017-2021), falando sobre promover a paz, estabilidade e prosperidade.

Viktor Orbán

De forma curta e direta, o premier ucraniano parabenizou Donald Trump chamando sua vitória de "muito necessária" para o mundo.

Keir Starmer

Adotando um tom formal nas congratulações, o primeiro-ministro do Reino Unido descreveu a relação entre os países como "aliados próximos" que compartilham os mesmos valores de liberdade e democracia.

Mark Rutte

O novo Secretário-Geral da Otan também aproveitou a oportunidade para expressar publicamente seus comprimentos ao republicano e descreveu a liderança de Trump como a "chave para manter forte a aliança com a Organização"

Shigeru Ishiba

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, felicitou Donald Trump e disse que espera colaborar com o republicano para fortalecer a aliança bilateral de segurança. "Parabéns sinceros a Donald Trump. Estou realmente ansioso para trabalhar em estreita colaboração com você para fortalecer ainda mais a aliança Japão-EUA para promover um Indo-Pacífico livre e aberto", disse Ishiba em uma mensagem postada em seu perfil oficial na rede social X.

Giorgia Meloni

Em uma breve reação à vitória do candidato republicano nas eleições presidenciais americanas publicada em sua conta na rede social X, a primeira-ministra da Itália enviou em seu "nome e em nome do governo italiano, os mais sinceros parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump".

Edmundo Gonzáles Urrutia

Apresentando-se como presidente eleito da Venezuela, o líder opositor da Venezuela felicitou Donald Trump nesta quarta-feira por sua “vitória em uma jornada democrática, em que o povo americano expressou sua vontade soberana”.

 Pedro Sánchez

O presidente espanhol se juntou ao grupo de líderes europeus que se dirigiram a Donald Trump. “Trabalharemos nas nossas relações bilaterais estratégicas e em uma parceria transatlântica sólida”, acrescentou, ao relembrar que com este segundo mandato, o republicano é o 47º presidente dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal