Mundo

Lei que permite casamento gay na Austrália é anulada

Segundo a decisão, a legislação é inconsistente com a Lei Federal de Casamentos de 1961 e, portanto, inconstitucional


	Casamento gay: a decisão implica no cancelamento dos casamentos dos mais de 30 casais homossexuais
 (Fred Tanneau/AFP)

Casamento gay: a decisão implica no cancelamento dos casamentos dos mais de 30 casais homossexuais (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 05h53.

Sydney - O Tribunal Superior da Austrália anulou nesta quinta-feira a lei que permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Território da Capital da Austrália (TCA), que inclui a cidade de Canberra, por considerá-la inconstitucional.

Segundo a decisão da instância máxima da Justiça australiana, a legislação aprovada no último mês de outubro pelo governo regional é inconsistente com a Lei Federal de Casamentos de 1961 e, portanto, inconstitucional.

Em uma decisão unânime, o Tribunal Superior declarou que a lei nacional, que define o casamento como a união entre um homem e uma mulher, representa uma declaração completa e exaustiva das leis do casamento.

"A Corte sustenta que o objeto da Lei do TCA é garantir igualdade do casamento para casais do mesmo sexo e não para reconhecer legalmente uma relação, o que é relevantemente diferente da relação de casamento que contempla a lei federal", segundo a declaração do tribunal.

"Em consequência, a Lei do TCA não pode operar ao mesmo tempo com a Lei federal", concluiu a decisão, reproduzida pela agência local "AAP".

O órgão máximo da Justiça australiana também estabeleceu que o Parlamento da Austrália tem o poder, amparado pela Constituição do país, de legislar sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


A decisão, que anula a lei do TCA, implica no cancelamento dos casamentos dos mais de 30 casais homossexuais que, desde o fim de semana passado, tinham se casado até agora nesta jurisdição.

O tribunal informou que antecipou sua decisão para esclarecer a situação às pessoas que resolverem se amparar nessa lei e assinalou que tomará um tempo para emitir todos os detalhes de sua decisão.

A sentença do tribunal representa uma vitória para o governo da Austrália, liderado pelo conservador Tony Abbott, que impugnou a lei do TCA após sua aprovação.

A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo foi rejeitada em setembro de 2012 pelo Parlamento Federal e, além disso, propostas legislativas similares fracassaram recentemente no estado da Tasmânia e em Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney.

O casamento gay é legal no Brasil e em outros países como Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Argentina, Dinamarca, Uruguai, Nova Zelândia, França e em algumas partes dos Estados Unidos e do México. EFE

Acompanhe tudo sobre:AustráliaCasamentoDireitos civisGaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países