Mundo

Kerry nega candidatura pelo Partido Democrata às eleições

Kerry descartou ter a mesma aspiração que sua antecessora, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ou do vice-presidente americano, Joe Biden, parece


	John Kerry: o chefe da diplomacia americana declarou que decidiu não ter pena de si após sua derrota eleitoral em 2004
 (Getty Images)

John Kerry: o chefe da diplomacia americana declarou que decidiu não ter pena de si após sua derrota eleitoral em 2004 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 15h37.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, declarou nesta quarta-feira que seu cargo atual é sua "última parada" política e que não tem qualquer intenção de concorrer pela candidatura democrata às eleições presidenciais de 2016.

"Já estou fora da política. Não tenho absolutamente qualquer plano, essa é minha última parada", respondeu Kerry durante uma entrevista à emissora "CNN" à pergunta sobre se considera concorrer à Casa Branca em 2016.

Kerry, que foi o candidato democrata nas eleições de 2004 e foi derrotado pelo ex-presidente George W. Bush, descartou ter a mesma aspiração que sua antecessora, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ou do vice-presidente americano, Joe Biden, parecem ter.

"Vou servir o país da posição extraordinariamente privilegiada que o presidente (Barack Obama) me confiou, (enfrentar) os grandes desafios que tenho, e virar a página", disse Kerry na entrevista, que será transmitida nesta mesma quarta-feira e da qual a "CNN" antecipou um trecho.

O chefe da diplomacia americana, que no sábado passado completou um ano no cargo, declarou em várias ocasiões que decidiu não ter pena de si após sua derrota eleitoral em 2004 e preferiu se concentrar em seu trabalho como senador, que ocupou durante três décadas.

Desde sua chegada ao Departamento de Estado, Kerry enfocou temas de alto peso, como o Irã, Síria e o processo de paz no Oriente Médio, com uma determinação na hora de assumir riscos que deixou entrever que, aos 70 anos, considera o cargo a última parada de sua trajetória política. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Eleições americanasEleiçõesJohn Kerry

Mais de Mundo

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE

Vazamento de água danifica 400 livros no Louvre

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente