Mundo

Kerry anuncia trégua de 72 horas em Gaza

Secretário americano de Estado, que visita a Índia, revelou que Israel e o Hamas observarão o cessar-fogo a partir das 08H00 local (02H00 Brasília) desta sexta


	Kerry: cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio, disse o secretário
 (Brendan Smialowski/Reuters)

Kerry: cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio, disse o secretário (Brendan Smialowski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2014 às 20h17.

Israel e o Hamas acertaram uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza, informou na manhã desta sexta-feira o secretário americano de Estado, John Kerry, em Nova Délhi.

Kerry, que visita a Índia, revelou que os dois lados observarão o cessar-fogo a partir das 08H00 local (02H00 Brasília) desta sexta, quando iniciarão as negociações no Cairo.

O porta-voz Fawzi Barhoum confirmou que "o Hamas e todos os movimentos da Resistência (palestina) aceitaram o cessar-fogo humanitário de 72 horas a partir das 08H00, que será respeitado por todos os movimentos se a outra parte (Israel) assim o fizer".

Segundo Kerry, "este cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio muito necessário em meio à violência".

"Durante este período, os civis na Faixa de Gaza receberão ajuda humanitária de emergência e terão a oportunidade de realizar funções vitais, como enterrar os mortos, cuidar dos feridos e se reabastecer de alimentos".

"Os reparos necessários nas infra-estruturas de abastecimento de água e energia também poderão ser realizados neste período de trégua", acrescentou Kerry.

Kerry acrescentou que Israel manterá suas operações "defensivas" contra os túneis do Hamas durante a trégua humanitária com operações "atrás de suas linhas" definidas durante o conflito.

Uma autoridade palestina na Faixa de Gaza, que pediu para não ser identificada, disse à AFP que uma delegação de negociadores palestinos seguirá na manhã de sexta-feira para o Cairo, após o início do cessar-fogo, "para discutir uma trégua e colocar as demandas de todas as facções palestinas sobre a mesa".

A delegação será integrada por lideranças da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) - incluindo Saeb Erakat e Azzam al-Ahmad -, membros da cúpula política do Hamas - entre eles Khalil al-Haya e Imad al-Alami - e o líder da Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, Khaled el-Batsh.

Atualizado às 20h17.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDiplomaciaHamasIsraelJohn KerryPolíticos

Mais de Mundo

Milei tira monopólio em aeroportos e alerta Aerolíneas: “ou privatiza ou fecha”

Sinos da Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019

França busca aliados europeus para ativar veto ao acordo UE-Mercosul

Putin não vê chances de relações normais com Ucrânia se ela não desistir de aderir à Otan