Mundo

Itamaraty informa que não há brasileiros mortos ou feridos no Japão

Nota afirma que nenhum dos 254 mil brasileiros que moram no país relataram problemas

Terremoto no Japão: embaixada brasileira no país está de plantão (AFP)

Terremoto no Japão: embaixada brasileira no país está de plantão (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 13h59.

Brasília – Em nota oficial, divulgada na tarde de hoje (11), o governo do Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, informou que não há registros de mortos ou feridos brasileiros entre as vítimas do terremoto que atingiu o Japão nesta sexta-feira. O Brasil disse prestar solidariedade ao governo e ao povo japonês. Também informou que a Embaixada do Brasil em Tóquio manterá esquema de plantão para atender a comunidade brasileira.

“O governo brasileiro acompanha, com preocupação, os desdobramentos após o terremoto e o consequente tsunami que atingiu a costa do Japão”, diz o comunicado do Itamaraty. “O governo e o povo brasileiro manifestam sua solidariedade e mais sinceras condolências pelas perdas humanas causadas pelo abalo sísmico.”

De acordo com o comunicado, a Embaixada do Brasil no Japão e os consulados gerais em Tóquio, Nagoia e Hamamatsu “até o momento não têm notícia de mortos ou feridos brasileiros”. A comunidade brasileira no Japão é de 254 mil pessoas. A maior parte mora nas áreas Centro e Sul do país – regiões menos atingidas pelo terremoto.

Segundo a nota, a Embaixada do Brasil em Tóquio trabalha em regime de plantão 24 horas. Em caso de informações, os interessados podem encaminhar mensagem para o endereço eletrônico comunidade@brasemb.or.jp.

Também é possível obter informações por meio do Núcleo de Atendimento a Brasileiros (NAB), que está em contato com a rede consular no Japão. Os telefones para informações são (61) 3411 6752/6753/8804 - das 8h às 20h - e (61) 3411 6456 - das 20h às 8h e finais de semana. Também podem ser encaminhadas dúvidas ao endereço eletrônico dac@itamaraty.gov.br.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisDiplomaciaJapãoPaíses ricosTerremotos

Mais de Mundo

Juiz suspende parcialmente ordem de silêncio imposta a Trump antes de julgamento

Lufthansa aumenta preços de passagens na Europa para cobrir custos ambientais

Estátua de cera de Abraham Lincoln derrete no calor brutal de Washington, nos EUA

Brasileiro é eleito para chefiar a Interpol pela 1ª vez

Mais na Exame